Honda Aircraft revela o novo Hondajet Elite II; confira as novidades do modelo

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: Honda

A Honda Aircraft Company revelou ontem (18) durante a Convenção e Exposição Nacional de Aviação Executiva de 2022 (NBAA-BACE), que acontece entre os dias 18 e 20 de outubro nos Estados Unidos, o lançamento do Hondajet Elite II.

Foto: Honda

Buscando desenvolver e aprimorar o projeto do Hondajet, jato executivo conhecido pela diferente posição dos motores presos em cima das asas, a fabricante divulgou a nova versão do modelo com diversas melhorias. Uma delas é o alcance aumentado. O Hondajet Elite II terá cerca de 200 km a mais de autonomia, quando comparado com o seu antecessor, podendo voar trajetos de até 2.865 km, mantendo sua posição como a aeronave mais econômica de sua classe. Isso permitirá que o jato tenha alcance suficiente para voar, por exemplo, de São Paulo para todas as capitais nordestinas sem escalas.

“Importante destacar que este modelo mantém a característica do HondaJet de melhor eficiência de combustível, com menor emissão de gases de efeito estufa que outros jatos bimotores de tamanho semelhante”

Anderson Markiewicz, diretor de Vendas de Aeronaves da Líder Aviação

O novo modelo é equipado com o sistema de Autothrottle (Controle Automático de Potência) e também com capacidade de Autoland (Pouso de Emergência Autônomo), semelhante a de seu concorrente Cirrus Vision.


+LEIA TAMBÉM: Cirrus Vision: o jato executivo à frente do seu tempo


Além do sistema de Autoland, a segurança do HondaJet foi aprimorada com a criação do sistema ASAS, que auxilia o piloto na detecção de mudanças que prejudiquem a estabilidade da aeronave e sua direção de rota e ajudam a corrigi-las. Alertas sonoros e visuais são emitidos caso haja qualquer divergência do planejado durante a aproximação ao aeroporto.

A implementação de ground spoilers (freios aerodinâmicos) otimizará o desempenho de frenagem do novo jato durante o pouso.

Foto: Honda

Em relação ao design exterior da aeronave, duas novas versões de pintura agora estão disponíveis: preto fosco (Black Edition) ou branco com faixa vermelha, além das cores já existentes. O interior também apresenta novidades, com novos padrões de cores em ônix e metálico, incluindo elementos com tons de madeira nos assentos e no piso.

Confira um resumo das principais novidades do novo Hondajet Elite II:

Performance

  • Alcance: 1.547 milhas náuticas (2.865 km)

Maior capacidade de combustível: espaço adicional para mais combustível

Peso bruto aumentado: peso máximo de decolagem de 11.100 libras (5.035 quilos)

  • Ground Spoiler: otimiza o desempenho de frenagem durante o pouso

Tecnologia 

Com base no conjunto de aviônicos do atual HondaJet, o Elite II apresenta novos recursos de última geração, que permitem mais automação e aprimoramento, o que aumenta a segurança e diminui a carga de trabalho da tripulação, permitindo assim operações mais eficientes.

Aproximação estabilizada – ajuda o piloto com alertas sonoros e visuais para manter a aeronave estável durante a aproximação. 

Autothrottle  – diminui a carga de trabalho dos tripulantes por meio da automação do gerenciamento de energia dos motores, baseado em características desejadas em todas as fases do voo, permitindo um desempenho mais exato e eficiente do jato (disponível a partir do primeiro semestre de 2023).

Emergency Autoland  – O Garmin Autoland é um sistema que pode ser ativado em situação de emergência para controlar e pousar de forma autônoma a aeronave sem intervenção de ações humanas (disponível a partir do segundo semestre de 2023).  

  • Novas opções de interior e outros recursos aprimorados

-Novas cores de interior:

Onyx: uma cabine com um tema neutra e quente e detalhes em madeira de tom médio

Aço: uma cabine moderna com cinza claro e frio e detalhes em mármore de alto contraste

-Novo piso de corredor de madeira com padrão ‘espinha de peixe’

-Melhor acústica: tratamento acústico em toda cabine do jato

-Capas de pele de carneiro para os assentos do cockpit 

-Configuração com 3 polegadas adicionais de espaço para as pernas disponível para assento dos pilotos

-Iluminação LED com ambientação noturna de índigo suave

-Iluminação do solo disponível na porta de entrada principal

-Luzes externas integradas


O Hondajet é um dos jatos mais vendidos de sua categoria, tendo 37 unidades entregues em 2021. Aqui no Brasil, a Líder Aviação é a representante do modelo.

Informações via Honda Aircraft Company

Fábio Passalacqua

Fábio Passalacqua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *