Flight Report: Voo inaugural da Itapemirim para Salvador e Porto Seguro

Criada com o intuito de levar o mais alto padrão de serviço e um preço acessível ao seu público, a Itapemirim Transportes Aéreos, divisão aérea do Grupo Itapemirim, iniciou e suspendeu suas operações durante ano de 2021. Enquanto estava em atividade o passageiro podia encontrar diversos trechos à venda pela metade do preço comercializado pela concorrência.

Devido a pandemia, o serviço de bordo estava suspenso por determinação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para todas as companhias aéreas em voos domésticos, não sendo possível avaliar o serviço de bordo da Itapemirim, que também prometia refeições diferenciadas, como por exemplo: feijoada em voos nacionais.

Primeira operação regular da Itapemirim em Salvador e Porto Seguro

Na manhã do dia 1° de julho de 2021, embarquei no voo inaugural da Itapemirim Transportes Aéreos para Salvador (SSA) e Porto Seguro (BPS), uma das operações triangulares realizadas pela empresa devido a baixa quantidade de aeronaves em sua frota.

Cheguei ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) aproximadamente quatro horas antes do voo, que tinha a decolagem para Salvador prevista às 11h40 (horário local). Mesmo com o check-in realizado através do site da ITA, passei pelo balcão da companhia para imprimir meu cartão de embarque, processo que durou alguns minutos, e logo após segui para a sala de embarque.

Após passar pela inspeção de bagagens de mão e raio-x, o monitor com os voos partindo de Guarulhos indicava que o portão de embarque seria o 241. Às 11:00, o embarque do voo 8I5668 foi iniciado, seguindo as orientações da ANVISA, com os passageiros divididos em três grupos, A, B e C.

O embarque no Airbus A320 de matrícula PS-AAF foi realizado através da ponte de embarque, porém, mesmo assim, foi possível apreciar a movimentação do aeroporto, e até mesmo a aeronave, que possuía sua fuselagem toda pintada com o tradicional e chamativo amarelo Itapemirim.

Uma grande quantidade de passageiros estava a bordo, e o assento escolhido por mim foi o 5A, localizado no Espaço ITA, que contava com alguns centímetros a mais de espaço entre as fileiras. O voo foi iniciado com um pequeno atraso e o pushback começou às 11:56, horário local. Ao meio-dia, o 8I5668 iniciou seu táxi até a cabeceira 09R, alinhando às 12:05 e decolando rumo a capital baiana após dois minutos.

Janela do assento 5A, com vista para o motor 1

Durante o voo, o diretor comercial da ITA Transportes Aéreos, Fabiano Oliveira, realizou um speech para os passageiros do voo inaugural para Salvador, agradecendo a presença e a confiança depositada na empresa. Além do discurso, houve o sorteio um vale citytour com acompanhante na capital baiana. O passageiro premiado estava ocupando a poltrona 23D.

Em Salvador, a aproximação encantou todos a bordo, passamos pelas belas praias baianas e também foi possível ver o Farol da Barra, um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade.

O pouso ocorreu de forma tranquila na pista 10, e na entrada do pátio, a equipe do corpo de bombeiros aguardava a chegada da aeronave. Fomos recebidos com o tradicional batismo, começava ali a rápida passagem da ITA em Salvador.

Dos passageiros a bordo do A320 da companhia, grande parte estava em trânsito para Porto Seguro, portanto, não precisaram desembarcar. Os que tinham Salvador como destino final destino, foram recebidos por mulheres baianas, que os entregaram um brinde da ITA e uma cocada.

Após o embarque dos passageiros em Salvador, estávamos prontos para continuar nossa viagem até Porto Seguro. Às 15:12, o pushback foi iniciado, e o táxi até a cabeceira 10 ocorreu às 15:18. Após cerca de dois minutos, o Airbus de matrícula PS-AAF começou a correr pela pista, decolando rumo a Porto Seguro com mais um visual incrível.

Após aproximadamente 35 minutos de voo, o procedimento de pouso foi iniciado, e mais uma vez com um visual incrível do Nordeste brasileiro.

Às 16:00, o Airbus tocou o solo de Porto Seguro, onde também foi realizado o batismo, celebrando o primeiro pouso da companhia na cidade. Com o desembarque de alguns passageiros, o comandante também desembarcou rapidamente, onde foi recebido por autoridades locais e jornalistas.

Após cerca de 1h30 em solo porto-segurense, o PS-AAF, segunda aeronave recebida pela Itapemirim, decolou rumo a Guarulhos, cumprindo a última etapa da operação triangular realizada pela empresa.

Por fim, foi uma experiência única estar presente em um voo inaugural de uma companhia aérea brasileira, que tinha um pensamento diferente dentre as empresas aéreas do país, que infelizmente não operou por muito tempo.

A Itapemirim suspendeu todas suas operações no dia 17 de dezembro de 2021, e pouco tempo depois teve o seu Certificado de Operador Aéreo (COA) suspenso pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

No dia 05 de maio de 2022, a ANAC definitivamente cancelou o COA da ITA Transportes Aéreos.

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

One Reply to “Flight Report: Voo inaugural da Itapemirim para Salvador e Porto Seguro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *