Flight Report Duplo: Voando de Governador Valadares para Ipatinga e de Confins para Bariloche

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Sejam bem-vindos ao primeiro Flight Report aqui no ONTIME relatado por um seguidor do site! Hoje, vamos voar em dois trajetos juntos com Marcelo Filho (@marcelo.filho13). Um deles será um rapidíssimo voo entre duas cidades mineiras e o outro entre Minas e Argentina. Embarque com a gente!

Texto por Marcelo Filho (adaptado)

De Governador Valadares (GVR) para Ipatinga (IPN) de ATR

Imagem ilustrativa – Foto: Renato Spilimbergo Carvalho via Wikimedia Commons

O ano era 2013 e eu estava aleatoriamente buscando passagens aéreas na internet quando me deparo com um bilhete entre Governador Valadares e Ipatinga por apenas R$50,00 da antiga TRIP Linhas Aéreas, que havia sido recém adquirida pela Azul Linhas Aéreas e ambas estavam em processo de integração. Como eu teria com casamento em Ipatinga naquela mesma data deste voo, decidi comprar a passagem.

No dia da viagem, saí mais cedo da escola, pois o voo partiria às 11h30 e cheguei junto com a minha família no Aeroporto de GVR com um certo tempo de antecedência. Durante a espera do nosso voo, vimos um belíssimo pouso de um Piper Cherokee.

O aeroporto foi enchendo e o ATR no qual embarcaríamos chegou dentro do horário previsto. Naquele dia, voaríamos no ATR42-500 PP-PTW, que ainda levava os títulos da TRIP na pintura.

Ao entrarmos no turboélice, fomos recebidos com o clássico pacote de balinhas de aviõezinhos da Azul. Não demorou muito para os motores serem acionados e o táxi se iniciar. Eu estava ansioso para saber por qual pista iríamos decolar, visto que como o vento estava calmo, o comandante poderia optar por qualquer uma das duas cabeceiras. Minha torcida era para a decolagem acontecer pela 07 porque eu iria conseguir ver a minha casa. E foi o que aconteceu! Consegui ver minha casa lá de cima, foi uma experiência bem legal.

Voamos bem baixo, uma vez a distância entre as cidades (em linha reta) é pouco mais de 90 km e pela estrada são por volta de 107 km. Seguimos o Rio Doce até Ipatinga, foi um espetáculo.

Logo já estávamos em procedimento de descida e 15 minutos depois da decolagem já realizávamos o circuito para pouso na pista 05 do Aeroporto Usiminas, em Ipatinga.

O toque foi suave e a freada um pouco brusca. Com certeza uma experiência única de voar entre essas duas importantes cidades mineiras a bordo de um ATR.

De Confins (CNF) para Bariloche (BRC)

Imagem ilustrativa

Este voo aconteceu no ano de 2009. Cheguei bem cedo em CNF e fiquei acompanhando os pousos e decolagens do terraço panorâmico. Meu voo decolaria somente às 20h30.

Foi o meu primeiro contato com a nova identidade visual da TAM, que tinha aquele vermelho lindo e escuro na cauda. O voo era um fretamento da CVC operado por um Airbus A320 da TAM (atual LATAM Brasil).

Perto da hora do voo, o tempo fechou e uma chuva torrencial começou a cair. Isso não impediu a nossa decolagem, mas nossa subida até o nível de cruzeiro foi bastante turbulenta. Em meio a alguns gritos e orações, eu, que na época tinha 10 anos e fazia a minha primeira viagem de avião, não estava assustado.

Após passarmos pela tempestade, veio a calmaria e o jantar começou a ser servido. Uma bandeja com arroz, filé de frango e uma salada com molho. A sobremesa foi bem mineira: queijo e doce de leite!

A tripulação da TAM nos entregou um fone de ouvido para conectar na rádio do avião e lembro que a música Hot N Cold da cantora norte-americana Katy Perry tocava toda hora.

Um pouco mais tarde ainda tivemos um snack, algo parecido com um bem casado. O voo teve duração de 05h30 e dormi boa parte do trajeto. Acordei quando iniciamos a descida para Bariloche. Ao pousarmos em solo argentino, o aeroporto parecia mais brasileiro: no pátio haviam outros dois A320 da TAM e dois Boeing 737-800 da GOL.

Desembarcamos e fomos recebidos com um ‘caloroso’ frio de 5 graus!


Assim terminamos nosso primeiro Flight Report aqui no ONTIME relatado por um de nossos seguidores! Agradecemos o Marcelo pelas histórias.

Se você ainda não leu os nossos Flight Reports, clique neste link e acesse todos eles: ONTIME FLIGHT REPORT

Redação ONTIME

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *