Operação Fórmula 1: relembre como foi a 1ª passagem do Boeing 747-8F da Qatar no Brasil

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Na manhã do dia 15 de novembro de 2021, o Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP), em Campinas, recebia a primeira operação do Boeing 747-8F da Qatar Cargo no Brasil.

O aeroporto campineiro geralmente é o escolhido para receber a “Operação Fórmula 1” dada a sua proximidade com a cidade de São Paulo, onde o GP do Brasil acontece todos os anos, e a sua infraestrutura. Vale lembrar que o Aeroporto de Viracopos é o maior hub logístico de cargas do país.

A Qatar Airways foi a empresa selecionada para a mega operação de transporte de carros e equipamentos presentes no grande evento automobilístico, que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2021, no Autódromo de Interlagos.

Ao todo, seis aeronaves cargueiras de sua frota, entre elas os dois Boeing 747-8F, foram escaladas para transportar os equipamentos da F1 partindo do Brasil até o Catar, onde foi realizada a etapa seguinte do calendário.

Confira mais detalhes da primeira operação do Boeing 747-8F da Qatar no Brasil

Por volta das 06:45 do dia 15 de novembro de 2021, o Boeing 747-8F da Qatar tocava a cabeceira 15 do Aeroporto Internacional de Viracopos, marcando seu primeiro pouso no Brasil.

O quadrimotor de matrícula A7-BGA decolou às 23:22 de Luxemburgo (LUX), cumprindo o voo QTR8147. A rota transatlântica foi realizada em 11h07.

A aeronave permaneceu por aproximadamente quatro horas em solo, onde foi abastecida e carregada com os diversos contêineres da Fórmula 1.

Às 10:45, o superjumbo decolou de Campinas, cumprindo o voo QTR8875 para Acra (ACC), capital de Gana, e posteriormente Doha, no Catar, como destino final.

No mesmo dia, por volta das 20:50, seu segundo Boeing 747-8F pousou em Viracopos, também dedicado à carga da Fórmula 1.

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *