ATR, Braathens e Neste realizam primeiro voo com 100% de combustível sustentável em um ATR72

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: ATR

Hoje (21), decolou pela primeira vez uma aeronave ATR com 100% de combustível sustentável (SAF). O acontecimento foi uma colaboração entre a fabricante de aeronaves ATR, a Braathens Regional Airlines e a Neste, fornecedora do combustível.

O processo de certificação do ATR para operar com tal combustível começou em setembro do ano passado e deve ser finalizado por completo em 2025. Antes do voo histórico acontecer, foram realizados diversos testes em solo e também voos, mas com somente um dos motores sendo alimentado pelo combustível 100% sustentável. “Nós trabalhamos juntos com a ATR e com a Braathens para garantir o sucesso do voo teste com 100% SAF” comentou Maria Della Posta, Presidente da Pratt & Whitney Canada, que é a fabricante dos motores do turboélice.

A operação foi realizada entre Malmö e Estocolmo-Bromma, durando cerca de 01h20. A aeronave escalada para cumprir o trajeto foi o ATR72-600 de matrícula SE-MKK da sueca Braathens Regional Airlines (BRA). A bordo estavam: Cyril Cizabuiroz, piloto chefe da ATR, Jean-Pierre Marre, co-piloto, e Pascal Daussin, mecânico de voos testes.

“Hoje é um dia histórico na aviação. Depois de mais de um século de voos comerciais sendo realizados com querosene, nós estamos no começo de uma nova era. Nos últimos meses, realizamos com sucesso vários voos testes com o combustível sustentável em um dos motores e decidimos que agora era a hora certa de efetuar a operação com 100% SAF nos dois motores. Este feito nos ajuda a acelerar a certificação para voos somente com combustíveis sustentáveis e permite conexões mais sustentáveis como resultado. O voo representa um marco em toda a indústria da aviação, pois mostra que esta tecnologia funciona e que prontamente deve ser adotada por muitos na nossa indústria para acelerar assim a transição para uma aviação de baixa emissão”

Stefano Bortoli, CEO da ATR

Os dados e resultados da operação realizada hoje serão analisados e divulgados posteriormente. Este voo foi um passo importante para as operações aéreas com menos emissões de carbono e também com menor impacto ambiental.

Fábio Passalacqua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *