Conheça o Aeroporto Doha Hamad, a principal porta de entrada para a Copa do Mundo 2022

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

O Aeroporto Doha Hamad está atualmente no holofote mundial. O motivo: ele é a principal porta de entrada para a Copa do Mundo 2022, que acontece no Catar entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. Nesta matéria vamos trazer dados e detalhes da história deste aeroporto. Confira:


Breve história do Doha Hamad

A Qatar Airways, assim como outras empresas aéreas do Oriente Médio, passou a se desenvolver rapidamente, com sua frota e malha de voos sendo ampliadas de forma considerável ao longo dos últimos anos. Em 2003, com o mercado aéreo da região sendo alavancado, foi iniciado o projeto para a criação de um novo aeroporto no Catar. Naquele momento, a principal porta de entrada para o país era o aeroporto Doha International, que com apenas uma pista não demoraria muito para chegar em uma saturação.

As obras do atual Doha Hamad Airport foram iniciadas no ano de 2006 e a previsão inicial de entrega era dois anos mais tarde, em 2008. O desenho inicial do novo aeroporto visava comportar 29 milhões de passageiros ao ano, cerca de 3 vezes mais do que o então Doha International Airport, mas com o tempo mostrou-se que na verdade o local comportaria até mais viajantes e em 2019 mais de 38 milhões de passageiros passaram pelo Aeroporto Hamad.

A inauguração foi marcada para o dia 02 de abril de 2013, mas precisou ser cancelada apenas algumas horas antes do evento por conta de problemas relacionados com segurança. No dia 01º de dezembro daquele ano as operações com aeronaves de carga foram iniciadas no Aeroporto Doha Hamad e o primeiro voo a pousar por lá foi da Qatar Airways Cargo vindo da Europa.

Meses mais tarde, as operações de passageiros também foram transferidas para o novo aeroporto. O voo inaugural com passageiros aconteceu no dia 27 de maio de 2014.

Com uma arquitetura para lá de impressionante, o imenso terminal em forma oval foi desenhado para diminuir as distâncias para os passageiros, facilitando assim as conexões.

O aeroporto foi batizado de Hamad, que é um nome Árabe com significado de “muita admiração”.

Doha Hamad hoje

O Aeroporto Doha Hamad é o principal hub de operações da companhia Qatar Airways, que utiliza o local para distribuir sua extensa malha de voos ao redor do mundo, com destinos como São Paulo, Nova Iorque, Sydney, Tóquio, Johanesburgo, Paris e muitos outros.

Em 2021, o aeroporto experimentou um crescimento de 41% no tráfego de passageiros, quando comparado com 2020, ano em que a pandemia afetou diretamente o setor do turismo e aéreo. Passaram por lá pouco mais de 17.700.000 passageiros.

Atualmente, segundo o FlightRadar24, estão previstas 2.046 partidas do Aeroporto Hamad nos próximos 7 dias. Este número pode aumentar ainda mais por conta da Copa do Mundo.

Além da Qatar Airways, que é a “dona da casa”, empresas como a Saudi Arabian, Air India, Sri Lankan, MEA, American Airlines, Iran Air, Turkish Airlines e outras também operam por lá.

Uma curiosidade é que o Aeroporto Hamad é a maior construção do Catar, representando quase 1/3 do tamanho da cidade de Doha. Outro fato é que o terminal de passageiros possui um formato ondulado, representando as dunas de areia e as ondas do mar que cercam o Catar.

Fábio Passalacqua

Fábio Passalacqua

One Reply to “Conheça o Aeroporto Doha Hamad, a principal porta de entrada para a Copa do Mundo 2022”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *