Nave espacial Orion com o Módulo de Serviço Europeu construído pela Airbus está pronta para lançamento

Foto: divulgação

A nave espacial Orion da NASA será lançada em poucos dias do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, EUA, em sua missão à Lua. O Módulo de Serviço Europeu (ESM) construído pela Airbus alimentará Orion de e para sua órbita lunar como parte das missões Artemis da NASA.

A Airbus desenvolveu o MEE como principal contratante da Agência Espacial Europeia ESA e está projetando e fabricando mais cinco MEEs.

O ESM é um elemento-chave da Orion, a nave espacial de próxima geração que levará astronautas além da órbita terrestre baixa pela primeira vez desde que o programa Apollo terminou na década de 1970.

O módulo fornece propulsão, energia e regulação térmica e fornecerá água e oxigênio aos astronautas em futuras missões. O ESM está instalado abaixo do módulo da tripulação. Juntos, os dois compõem a nave espacial Orion.

“O lançamento da nave espacial Orion da NASA com o Módulo de Serviço Europeu tem um significado histórico 50 anos após a última missão lunar de astronautas e é outro grande passo para o retorno dos astronautas à Lua.

O programa agora está avançando e estamos prontos para um retorno à superfície lunar em 2025, juntamente com nossos clientes ESA e NASA e nosso parceiro industrial Lockheed Martin Space”, disse Jean-Marc Nasr, chefe de Sistemas Espaciais da Airbus.

Foto: divulgação

O lançamento da primeira nave espacial Orion usando o novo foguete ‘Sistema de Lançamento Espacial’ da NASA não terá tripulação e levará Orion mais de 70.000 quilômetros além da Lua para demonstrar suas capacidades.

Artemis II, planejado para por volta de 2024 e alimentado pelo ESM-2, levará quatro astronautas ao espaço e os devolverá com segurança à Terra. Então, um ano depois, o ESM-3 garantirá que outra cápsula Orion leve com segurança a primeira mulher para a Lua. 

As tecnologias desenvolvidas e a experiência adquirida durante as Missões Artemis serão fundamentais para possíveis futuras missões de longo prazo a Marte, por exemplo.

O ESM consiste em mais de 20.000 peças e componentes, de equipamentos elétricos a propulsores, painéis solares, tanques de propelente, materiais de suporte à vida e vários quilômetros de cabos e mangueiras.

O ESM é um cilindro com cerca de quatro metros de altura e largura. É semelhante ao Veículo Europeu de Transferência Automatizada (ATV 2008 – 2015), também construído pela Airbus, e possui o exclusivo painel solar de quatro lâminas (19 metros de diâmetro quando implantado), que gera energia suficiente para duas residências.

As 8,6 toneladas de potência de propelente do módulo de serviço do motor principal, oito motores auxiliares e 24 propulsores menores garantem navegação e controle de atitude.

Foto: divulgação

No lançamento, o MEE pesa um total de pouco mais de 13 toneladas. Além de servir como o principal sistema de propulsão para a nave espacial Orion, o ESM permitirá manobras orbitais e controle de atitude. Ele fornecerá à tripulação os principais elementos de suporte de vida, como água e oxigênio, e regulará o controle térmico enquanto estiver encaixado no módulo da tripulação.

Além disso, o módulo de serviço não pressurizado pode ser usado para transportar cargas úteis adicionais.

Para o primeiro pouso na Lua, a nave espacial Orion atracará com o Portal Lunar internacional – uma plataforma de órbita lunar que permitirá a exploração espacial sustentada e expandirá a presença da humanidade no espaço.

Informações: Airbus

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *