siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Aqui no ONTIME já vimos quais são os aeroportos mais movimentados do Nordeste brasileiro, além dos cinco mais movimentados entre as capitais. Agora, nós vamos conhecer e explorar os cinco aeroportos mais movimentados da região Norte do Brasil, considerando voos regulares de passageiros e de carga. Os dados da matéria são baseados em pesquisas no FlightRadar24 e também no Siros da ANAC, confira:
5 – Santarém (SBSN / STM)
Em quinto lugar temos o Aeroporto Maestro Wilson Fonseca localizado em Santarém A cidade paraense é a terceira mais populosa do estado com mais de 300 mil habitantes e também é a principal porta de entrada para Alter do Chão. As belezas naturais de Alter atraem milhares de turistas todos os anos que buscam as belas praias de areia branca banhadas pelo rio Tapajós.
No mês de julho/22 foram programadas 217 partidas do Aeroporto de Santarém e para os próximos sete dias estão previstas 49 decolagens, de acordo com o FlightRadar24. A rota mais movimentada partindo de STM é para Belém, capital do Pará. O aeroporto conta atualmente com voos das companhias LATAM (STM-BSB), Azul (STM-BEL / STM-MAO), Azul Conecta (STM-ITB) e GOL Linhas Aéreas (STM-BEL / STM-MAO).
4 – Porto Velho (SBPV / PVH)
O Aeroporto Internacional de Porto Velho figura a quarta posição desta lista com 250 partidas programadas agora para o mês de julho e 51 para os próximos sete dias.
A capital do estado de Rondônia conta com ligações diretas para Brasília, Ji-Paraná, Cuiabá – Várzea Grande, São Paulo (GRU), Manaus e existem frequências programadas da Azul Conecta para Rio Branco. A primeira delas deve acontecer amanhã 18/07.
3 – Palmas (SBPJ/PMW)
Localizado em Palmas, capital do Tocantins, o Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues ocupa a terceira posição do ranking. A capital mais jovem do Brasil está praticamente empatada com Porto Velho, visto que no Siros também existem exatamente 250 decolagens programadas agora no mês de julho a partir de Palmas. No entanto, o dado que serviu para o desempate foi o das partidas nos próximos 7 dias pelo FlightRadar24, que indica 52 decolagens no período mencionado a partir de PMW, apenas uma a mais do que Porto Velho.
A cidade conta com voos das companhias Azul Linhas Aéreas, GOL e LATAM e a rota mais movimentada saindo de Palmas é para Brasília, com uma média de 18 decolagens semanais.
Veja também: Quais são os cinco aeroportos menos movimentados entre as capitais brasileiras
2 – Manaus (SBEG/MAO)
A diferença de voos do terceiro para o segundo lugar é grande! Em julho de 2022, foram programadas 1.247 partidas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, e esse número é ainda maior se fossemos considerar os voos não regulares. A capital amazonense é um grande centro econômico, turístico e cultural do estado e da região. Mais de 25 localidades possuem ligações diretas com MAO, que também está entre os cinco aeroportos brasileiros com maior movimentação de cargas.
Segundo o FlightRadar24, quase 220 decolagens estão previstas para os próximos sete dias a partir de Manaus. A única ligação internacional (voo de passageiros) ativa no momento saindo de MAO é para a Cidade do Panamá, com a Copa Airlines.
1 – Belém (SBBE/BEL)
O primeiro colocado é o Aeroporto Val-de-Cans/Júlio Cézar Ribeiro, localizado em Belém, capital do Pará. A cidade assim como Manaus é também um grande polo turístico, histórico e econômico da região Norte.
A Azul Linhas Aéreas utiliza o Aeroporto de Belém como um aeroporto foco e possui uma considerável concentração de voos por lá, proporcionando uma variedade de oportunidades de conexão. Através da Azul Conecta, a companhia liga também diversas pequenas cidades do interior paraense como por exemplo Breves, Paragominas, Tucurui e algumas outras.
Para o mês de julho, segundo o Siros da ANAC, foram programadas 1.443 partidas do Aeroporto de Belém, que atende mais de 20 aeroportos nacionais e dois internacionais: Lisboa (TAP) e Paramaribo, no Suriname (GOL Linhas Aéreas e esporadicamente Fly AllWays ou Surinam Airways).
Você já visitou algum desses aeroportos? Conte para nós!