Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A Europa enfrenta uma crise no transporte aéreo desde o começo do verão, período que coincide com as férias escolares em grande parte do Hemisfério Norte. Desde o final de junho, já são contabilizados inúmeros cancelamentos de voos, relatos de muitas bagagens extraviadas, atrasos severos e muitos clientes sem acomodação.
Dentre os fatores contribuintes para esse caos, os principais são:
- Surto de doenças respiratórias, como a covid-19, afastando assim temporariamente muitos funcionários dos aeroportos;
- Greve de profissionais do setor aéreo;
- Aumento da demanda com o início das férias de verão nos EUA e na Europa;
- Recuperação do setor depois de 2 anos de pandemia.
Um retrato desse caos aconteceu no último final de semana no Aeroporto de Lisboa – cerca de 100 voos foram cancelados, a maioria deles, da TAP Air Portugal. Na empresa, que durante a pandemia teve seu quadro de funcionários reduzido, o impacto foi grande, afetando inclusive voos para o Brasil. A TAP opera com voos diretos inúmeros mercados como Lisboa-São Paulo, Lisboa-Rio de Janeiro, Lisboa-Brasília, Lisboa-Recife, Lisboa-Belo Horizonte, dentre outros.
Atualmente, a empresa passa por uma reestruturação interna.
A CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, se manifestou sobre o caos aéreo em Portugal do último final de semana.
Confira abaixo a íntegra o pronunciamento da Executiva:
Os últimos dois anos foram muito difíceis para todos nós e, sobretudo para o setor da aviação comercial, extremamente penalizantes devido à pandemia. Todos os colaboradores da TAP Air Portugal têm trabalhado resiliente e consistentemente na reconstrução da companhia e em ganhar novamente a sua confiança.
Este fim de semana não foi fácil para a TAP devido a vários constrangimentos.
Só com o empenho e esforço das equipes, tanto de terra como do ar, foi possível prestar o melhor serviço possível aos nossos passageiros, levá-los ao destino e normalizar a operação.
O nosso muito obrigado a todos.
Não há nada que todos queiramos mais do que levar Portugal ao mundo e trazer o mundo a Portugal. Esta é a nossa razão de existir e é para cumprir esse objetivo que todos temos trabalhado nos últimos meses.
No entanto, ainda que as restrições à mobilidade de passageiros tenham sido levantadas na sua maioria, o transporte aéreo, bem como a respectiva estrutura e serviços complementares, enfrenta uma séria limitação de recursos a nível global, num momento em que as operações de voo passaram praticamente do zero para cerca de 90% dos níveis pré-pandemia.
Neste momento, reconhecemos que não estamos a oferecer o serviço de excelência que planejamos e que queremos que experiencie conosco, face à crise que o transporte aéreo atravessa e que, de acordo com as previsões mais recentes, não deverá melhorar nas próximas semanas, fruto do aumento regular das viagens de lazer e de negócios. Por tudo isto, apresentamos-lhe as nossas mais sinceras desculpas.
Garantimos que a TAP e todas as nossas equipes estão empenhadas, neste momento, em minimizar ao máximo todo e qualquer inconveniente que possa surgir durante a sua jornada conosco, esperando contar com um transporte aéreo mais robusto, funcional e articulado no verão de 2023.
Em nome de todos os nossos colaboradores, esperemos que se sinta muito bem-vindo(a) a bordo após este período de interregno nas viagens aéreas, momento pelo qual temos esperado ansiosamente.
Agradecemos, como sempre, a sua fidelidade e esperamos contar também com a sua compreensão, caso a sua viagem não tenha ido ainda ao encontro das suas expectativas.
Estamos a fazer o nosso melhor para voltar a proporcionar-lhe a qualidade, a pontualidade e a confiança que merece e que certamente terá da TAP Air Portugal, o mais rapidamente possível.
Espero vê-lo(a) em breve a bordo!
Obrigada!
Christine Ourmières-Widener
CEO TAP Air Portugal
Informações: TAP Air Portugal.
Veja mais notícias da TAP aqui: