siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Neste domingo, 8 de janeiro de 2023, é celebrado o 92° aniversário de Ozires Silva, engenheiro aeronáutico brasileiro.
Ozires liderou o grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, dando início à produção industrial de aviões no Brasil.
Nesta data mais que especial, a fabricante mundial de aeronaves prestou uma homenagem em suas redes sociais, confira:
“Hoje, comemoramos o aniversário de Ozires Silva, engenheiro, pioneiro da indústria aeronáutica brasileira e líder do grupo de visionários que criou a Embraer. Parabéns, Ozires, receba o carinho de todas as equipes da Embraer!”, disse a Embraer em publicações na internet.
Um curta-metragem animado produzido para contar a história de Ozires Silva e da fabricante brasileira está disponível no YouTube, e pode ser acessado clicando abaixo:
Um pouco da história de Ozires Silva
Ozires Silva nasceu em Bauru, cidade no interior do estado de São Paulo, no dia 8 de janeiro de 1931.
No final da década de 40, foi apresentado à Força Aérea Brasileira, ingressando em 1948 na carreira militar e se tornando oficial aviador em 1951. Em 1958, Ozires entrou no Instituto Tecnológico de aeronáutica (ITA), se formando em engenharia aeronáutica em 1962. Após o término da faculdade, foi convidado a participar do Cetro Técnico Aeroespacial.
Ozires Silva foi quem liderou o Departamento de Aeronaves do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, iniciando em 1965 o projeto da aeronave que hoje é conhecida como Bandeirante.
A Embraer foi fundada e liderada pelo engenheiro aeronáutico em 1969. Na empresa, Ozires permaneceu no cargo até o ano de 1986, quando deixou a liderança da organização para assumir a presidência da Petrobras.
Em 1991 Ozires Silva volta à Embraer, comandando o processo de privatização da organização que teria fim em 1994. De 2000 até 2002 ele foi o presidente da Varig.
Em 2008 ele se torna reitor da Unimonte, atuando diretamente na área que ele considera fundamental para o desenvolvimento da nação.
Atualmente, Silva não está mais presente mais no dia a dia da Embraer, porém continua sendo seu principal pilar.