A Wizz Air anunciou hoje (17) que pretende criar uma subsidiária em Malta. A low-cost,sediada na Hungria, também possui divisões no Reino Unido e Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi).
Em um comunicado para a imprensa a companhia disse “A Wizz Air, que é a ultra-low-cost que mais cresce na Europa e uma das mais sustentáveis, anuncia que baseado no documento de Realocação e Responsabilidade assinado hoje entre a EASA e a Diretoria de Aviação Civil de Malta, tem a intenção de apresentar um pedido de criação para uma filial em Malta”
A nova aérea se chamará Wizz Air Malta e tem previsão de iniciar suas operações no próximo mês de outubro, voando com aeronaves registradas em Malta, seguindo os passos das outras subsidiárias do Grupo Wizz Air.
Por quê Malta? Lançar uma empresa aérea na ilha tem alguns benefícios para o operador, como por exemplo: custo menor para o registro de aeronaves, além do valor das tributações ser mais atrativo. Segundo Wizz Air, a localização de Malta é estratégica e permitirá uma expansão da empresa para países no norte da África, como a Tunísia, Líbia e Argélia.
A ultra-low-cost já tem experiência em criar subsidiárias, mas nem todas funcionaram! Em 2005 foi lançada a Wizz Air Bulgaria, que encerrou suas operações anos mais tarde, em 2011. A Wizz Air Ukraine, que tinha base operacional no aeroporto internacional de Kiev surgiu em 2008 e suspendeu seus voos em 2015.
Atualmente a Wizz Air Holding conta com 154 aeronaves, todas da família A320, dividas em três empresas: 134 aeronaves voando pela Wizz Air (Hungria), 16 aeronaves na Wizz Air UK (Reino Unido) e somente 4 aeronaves na Wizz Air Abu Dhabi.