A easyJet atualizará sua frota familiar A320 com a “Descent Profile Optimization” (DPO) da Airbus, uma melhoria de economia de combustível no banco de dados de desempenho do Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS) a bordo da aeronave e a “Continuous Descent Approach” (CDA) para reduzir o impacto do ruído.
A companhia aérea europeia que opera voos de curta distância se tornará a maior operadora mundial usando essas poderosas soluções combinadas.
“Embora nossa ambição final seja alcançar o voo de emissão zero de carbono, devemos continuar nosso foco na redução das emissões de carbono em nossa operação todos os dias. É por isso que esse investimento de vários milhões de libras é um passo importante para alcançar uma redução permanente no curto prazo, o que nos verá operando a maior frota de aeronaves habilitadas para DPO e CDA do mundo. Mas um elemento crucial para reduzir as emissões de carbono agora não pode ser alcançado apenas pela indústria, e por isso também estamos pedindo aos governos que introduzam a modernização do espaço aéreo agora, incluindo finalmente a implementação do Céu Único Europeu”, disse o Capitão David Morgan, COO interino da easyJet.
“Estamos muito satisfeitos que a easyJet equipará toda a sua frota familiar Airbus A320 com essas tecnologias de ponta. A redução de emissões na aviação é alcançada com mais sucesso como um esforço em equipe – os fabricantes de aeronaves unem forças com as companhias aéreas e o gerenciamento do tráfego aéreo. Ao combinar o uso de DPO e CDA, a easyJet reduzirá ainda mais seu consumo de combustível enquanto otimiza a trajetória de todos os seus voos”, disse Wouter Van Wersch, Vice-Presidente Executivo, Região e Vendas da Europa.
As funções DPO e CDA permitem que as aeronaves desçam da altitude do cruzeiro usando apenas o impulso do motor ocioso. Isso reduz o consumo de combustível e as reduções associadas de CO2 e NOx (emissões de óxido de nitrogênio), bem como ao ruído.
Para melhorar ainda mais a redução de combustível e o impacto do ruído, o DPO e o CDA maximizam o tempo gasto no nível de cruzeiro eficiente – não iniciando a descida muito cedo e removendo o estágio de “nivelamento” na parte inferior da descida quando os motores da aeronave geram impulso para manter o voo nivelado em ar denso antes da aproximação final do pouso.
Após a atualização, que estará em vigor até o final de 2023, toda a frota da easyJet, de mais de 300 aeronaves Airbus da família A320, será equipada com DPO e, adicionalmente, CDA para aeronaves compatíveis.
A otimização da trajetória de voo da aeronave é um dos principais fatores para melhorar ainda mais a eficiência em cooperação com o Controle de Tráfego Aéreo. Ao otimizar as trajetórias de descida de sua aeronave e reduzir o fluxo de combustível para os motores – saindo da menor configuração de empuxo “imperme” durante a fase de descida – graças às funções DPO e CDA, a easyJet economizará mais de 98.000 kg de combustível por ano por aeronave em toda a sua rede na Europa.
Isso reduzirá as emissões de CO2 em mais de 311 toneladas por ano por aeronave, ou 88.600 toneladas de CO2 a cada ano para toda a frota da família A320, representando uma contribuição significativa para operações de voo mais sustentáveis.
DPO e CDA são apenas algumas das várias soluções de otimização de operações de voo oferecidas pela Airbus e sua subsidiária de serviços de operações de voo Navblue. Juntamente com o Gerenciamento de Tráfego Aéreo aprimorado, essas soluções de economia de combustível e redução de emissões permitem que os operadores iniciem a descarbonização da aviação agora.
Informações: Airbus