Silk Avia será a primeira operadora do ATR no Uzbequistão

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Imagem: ATR

A fabricante ATR e Silk Avia, a nova companhia aérea regional do Uzbequistão, assinaram um acordo para a aquisição de cinco novos ATR 72-600, três diretamente da ATR e dois de um locador. Além deste acordo, a companhia aérea em breve iniciará suas operações com três ATR 72-600 usados.

O proprietário da Silk Avia, o Uzbequistão Airports, investiu pesadamente no estabelecimento de uma ampla rede de aeroportos atualizados e novos para melhor atender o mercado doméstico e regional.

O principal objetivo da Silk Avia é estimular o turismo doméstico e o desenvolvimento de negócios. A companhia aérea também aumentará a conectividade regional com a capital de Tashkent e fornecerá acesso direto entre as cidades uzbeques. Essas aeronaves abrirão novas oportunidades ponto a ponto, servindo cerca de 40 rotas no país. Eles conectarão 11 aeroportos domésticos e 7 aeroportos adicionais no futuro, apoiando o crescimento do país e sua próspera indústria do turismo.

A versatilidade operacional e a acessibilidade do ATR 72-600 são comprovadas em todo o mundo, queimando 45% menos combustível e emitindo 45% menos CO2 do que um jato regional de tamanho semelhante, posicionando o ATR como o ajuste perfeito para expansão econômica e sustentável. A aeronave será equipada com os novos motores PW127XT, oferecendo uma redução de 20% nos custos de manutenção e uma redução de 3% no consumo de combustível em comparação com o motor existente. As aeronaves da Silk Avia serão as primeiras novas ATRs a operar em toda a Ásia Central.

Foto: ATR

A Silk Avia e a ATR também anunciaram a assinatura de um Acordo de Manutenção Global (GMA). Através deste contrato de cinco anos de pagamento por hora, a Silk Avia aproveitará ao máximo a experiência do fabricante para apoiar suas aeronaves ATR, reduzindo assim os custos de manutenção e aumentando as operações.

O contrato inclui o serviço de reparo, revisão e serviço de troca de pool de unidades substituíveis de linha, um estoque de peças de reposição no local, um contrato de peças de reposição, juntamente com disponibilidade de hélice e serviços de manutenção.

Rano Dzhuraeva, Presidente dos Aeroportos do Uzbequistão, diz: Estamos animados por lançar em breve nossas operações com uma frota totalmente ATR. Como uma nova companhia aérea de baixo custo, realizamos uma extensa revisão de qual aeronave forneceria a melhor solução. Nossa seleção do ATR 72-600 é a escolha perfeita para nós, pois garantirá que possamos oferecer aos nossos passageiros a experiência mais moderna, confortável e confiável da maneira mais acessível e sustentável.”

A Diretora Executiva da ATR, Nathalie Tarnaud Laude, comenta: “Não há melhor solução para fornecer links essenciais do que um ATR 72-600, a referência sustentável na aviação regional hoje. Em um país em rápido crescimento, como o Uzbequistão, a Silk Avia desempenhará um papel fundamental, oferecendo vínculos vitais para as comunidades locais e impulsionando a economia. Estudos mostraram que um aumento de 10% nos voos regionais pode levar a um aumento de 5% no PIB local e a ATR contribui fornecendo as aeronaves regionais mais responsáveis e acessíveis. Congratulamo-nos calorosamente com a Silk Avia como um de nossos mais novos clientes, abrindo um novo mercado para ATR na Ásia Central.”

Guilherme Dotto

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *