Silk Avia será a primeira operadora do ATR no Uzbequistão

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Imagem: ATR

A fabricante ATR e Silk Avia, a nova companhia aérea regional do Uzbequistão, assinaram um acordo para a aquisição de cinco novos ATR 72-600, três diretamente da ATR e dois de um locador. Além deste acordo, a companhia aérea em breve iniciará suas operações com três ATR 72-600 usados.

O proprietário da Silk Avia, o Uzbequistão Airports, investiu pesadamente no estabelecimento de uma ampla rede de aeroportos atualizados e novos para melhor atender o mercado doméstico e regional.

O principal objetivo da Silk Avia é estimular o turismo doméstico e o desenvolvimento de negócios. A companhia aérea também aumentará a conectividade regional com a capital de Tashkent e fornecerá acesso direto entre as cidades uzbeques. Essas aeronaves abrirão novas oportunidades ponto a ponto, servindo cerca de 40 rotas no país. Eles conectarão 11 aeroportos domésticos e 7 aeroportos adicionais no futuro, apoiando o crescimento do país e sua próspera indústria do turismo.

A versatilidade operacional e a acessibilidade do ATR 72-600 são comprovadas em todo o mundo, queimando 45% menos combustível e emitindo 45% menos CO2 do que um jato regional de tamanho semelhante, posicionando o ATR como o ajuste perfeito para expansão econômica e sustentável. A aeronave será equipada com os novos motores PW127XT, oferecendo uma redução de 20% nos custos de manutenção e uma redução de 3% no consumo de combustível em comparação com o motor existente. As aeronaves da Silk Avia serão as primeiras novas ATRs a operar em toda a Ásia Central.

Foto: ATR

A Silk Avia e a ATR também anunciaram a assinatura de um Acordo de Manutenção Global (GMA). Através deste contrato de cinco anos de pagamento por hora, a Silk Avia aproveitará ao máximo a experiência do fabricante para apoiar suas aeronaves ATR, reduzindo assim os custos de manutenção e aumentando as operações.

O contrato inclui o serviço de reparo, revisão e serviço de troca de pool de unidades substituíveis de linha, um estoque de peças de reposição no local, um contrato de peças de reposição, juntamente com disponibilidade de hélice e serviços de manutenção.

Rano Dzhuraeva, Presidente dos Aeroportos do Uzbequistão, diz: Estamos animados por lançar em breve nossas operações com uma frota totalmente ATR. Como uma nova companhia aérea de baixo custo, realizamos uma extensa revisão de qual aeronave forneceria a melhor solução. Nossa seleção do ATR 72-600 é a escolha perfeita para nós, pois garantirá que possamos oferecer aos nossos passageiros a experiência mais moderna, confortável e confiável da maneira mais acessível e sustentável.”

A Diretora Executiva da ATR, Nathalie Tarnaud Laude, comenta: “Não há melhor solução para fornecer links essenciais do que um ATR 72-600, a referência sustentável na aviação regional hoje. Em um país em rápido crescimento, como o Uzbequistão, a Silk Avia desempenhará um papel fundamental, oferecendo vínculos vitais para as comunidades locais e impulsionando a economia. Estudos mostraram que um aumento de 10% nos voos regionais pode levar a um aumento de 5% no PIB local e a ATR contribui fornecendo as aeronaves regionais mais responsáveis e acessíveis. Congratulamo-nos calorosamente com a Silk Avia como um de nossos mais novos clientes, abrindo um novo mercado para ATR na Ásia Central.”

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *