siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Sete anos depois de colocá-los à venda no mercado, a Malaysia Airlines está avaliando devolver sua meia dúzia de A380s para a Airbus devido a falta de compradores interessados.
De acordo com o que foi divulgado pelo portal New Straits Times, o plano faz parte do acordo entre a fabricante europeia e a aérea malaia após a aquisição de vinte aeronaves do modelo Airbus A330neo no último mês de agosto.
Ainda segundo o portal, a Airbus espera receber de volta os seis A380 até o final do ano. O futuro dos quadrimotores continua incerto, visto que a Airbus não divulgou o que faria com as aeronaves e as negociações sobre a devolução ainda estão em andamento.
No último mês de junho, o CEO da Malaysia Airlines, Izham Ismall, disse que o A380 não está mais nos planos da companhia, que agora foca somente em aviões bimotores por serem mais econômicos e adequados com a proposta atual da empresa.
“Se você quer ser competitivo, você não pode colocar o A380 em atividade porque o custo operacional dele é muito alto”
Izham Ismall, CEO da malaysia airlines
O primeiro Airbus A380 chegou na frota da Malaysia Airlines em maio de 2012 e no ano seguinte, em 2013, todos os seis já estavam em operação pela companhia. Eles tem capacidade para acomodar 412 passageiros na econômica, 66 na classe Executiva e oito na primeira classe.
Atualmente, todos os A380 da aérea se encontram estacionados no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur.