O Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky comentou durante um encontro online com estudantes ucranianos que tem a intenção de reconstruir o Antonov 225 “Mriya”, que era conhecido como a maior aeronave do mundo e seu nome significava “sonho”.
Desde que a invasão russa na Ucrânia começou, o país do leste europeu vêm enfrentando diversos ataques que já causaram muita destruição e perda de vidas inocentes. Neste período, um dos símbolos do país foi destruído: o singular e gigante Antonov 225, um ícone da aviação mundial. O fato aconteceu após um ataque ao aeroporto de Gostomel, onde fica a sede da empresa, que inclusive está de mudança para a Alemanha.
Zelensky relembrou ao longo do encontro que houve a intenção de construir um segundo AN-225, mas que a Ucrânia não conseguiu arrecadar os 800 milhões de dólares necessários para dar continuidade ao projeto. Ele também afirmou enquanto se referia ao desenvolvimento de um novo “Mriya” que “Nesse caso não é questão de dinheiro e sim de ambição”.
A reconstrução do gigante dos ares também seria uma forma de homenagear todos os pilotos que perderam suas vidas ao longo da batalha, de acordo com o presidente ucraniano.
A Antonov, fabricante e operadora da aeronave, começou também uma arrecadação para a construção do Mriya.