Motores Pratt & Whitney GTF AdvantageTM começam a ser testados em aeronaves Airbus A320neo

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Imagem: divulgação

Na última terça-feira (04), a Pratt & Whitney anunciou que a Airbus iniciou testes de voo de desenvolvimento do motor GTF Advantage em uma aeronave A320neo. Esta campanha de teste de voo inicial continuará a amadurecer o motor testando-o em uma variedade de ambientes, incluindo clima quente e frio e operação de aeroportos de alta altitude.

A campanha de teste de voo é uma extensão do desenvolvimento contínuo de produtos pela Pratt & Whitney e Airbus. A certificação do motor continuará até o primeiro semestre de 2023, incluindo voos atualmente em andamento na base de teste de voo Pratt & Whitney em Mirabel, Québec, Canadá, bem como extensos testes de resistência para garantir a maturidade do produto na entrada em serviço.

O motor completou mais de 2.400 horas e 7.800 ciclos de testes, incluindo um teste bem-sucedido em combustível de aviação 100% sustentável (SAF).

“Os motores GTF já oferecem o menor consumo de combustível e emissões de CO2 para a família A320neo. O motor GTF Advantage estende essa liderança. Também aumenta a capacidade da aeronave aumentando o empuxo e protege a durabilidade ao operar o cooler. Para as companhias aéreas, isso significa novas oportunidades de receita e melhor economia operacional. Nossa arquitetura de ventilador voltada revolucionária é a base para tecnologias de aviação mais sustentáveis nas próximas décadas, e o motor GTF Advantage é o próximo passo nessa jornada”, disse Rick Deurloo, presidente da Commercial Engines da Pratt & Whitney.

Imagem: divulgação

O motor GTF Advantage reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 1% em comparação com o modelo atual do motor GTF. Capaz de uma melhoria de impulso de decolagem de 4% no nível do mar, o motor poderia permitir maior alcance e carga útil mais alta, tornando-o particularmente adequado para aeronaves A321XLR e desbloqueando mais destinos para as companhias aéreas. Além disso, o motor oferecerá um aumento de até 8% de empuxo de decolagem em altitudes mais altas. O GTF Advantage será intermistível e intercambiável com o motor GTF atual para garantir a máxima flexibilidade operacional.

O motor Pratt & Whitney GTFTM com cápsula Collins Aerospace é o único sistema de propulsão engrenado que oferece benefícios de sustentabilidade líderes do setor e custos operacionais confiáveis e de classe mundial. As aeronaves alimentadas por GTF reduzem o consumo de combustível e as emissões de CO2 em 16% a 20%, as emissões de NOx em até 50% e a pegada de ruído em até 75%. * Certificados para operação com 50% de SAF e testados com sucesso em 100% SAF, os motores são capazes de reduzir ainda mais as emissões de carbono, o que ajudará a indústria da aviação a atingir sua meta de emissões líquidas zero até 2050. Saiba mais em atpwgtf.com.

*Reduções vs. aeronaves da geração anterior, com base no contorno de ruído de 75 dB e nos regulamentos de emissões CAEP/6 da ICAO.

Informações: Pratt & Whitney

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *