siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Após longos anos de desenvolvimento, a aeronave Alice decolou nesta semana pela primeira vez. Trata-se do primeiro avião comercial 100% elétrico do mundo.
Produzido pela fabricante Eviation, o bimotor Alice realizou seu primeiro voo na última terça-feira (27). Após uma silenciosa decolagem, a aeronave realizou o voo teste a 3.5 mil pés durante oito minutos, regressando em seguida para o aeroporto de Grant County, de onde havia decolado.
O piloto de testes Steve Crane, que conduziu o primeiro voo da aeronave, comentou que foi “fantástico” e que “a aeronave se comportou exatamente como o planejado”.
Com capacidade para acomodar até nove passageiros, o novo bimotor 100% movido por energia elétrica é equipado com dois motores de 640-kilowatts. Sua bateria pode ser carregada em 30 minutos, dando uma autonomia entre 1h e 2h de voo e o alcance estimado da aeronave deve ficar entre 350 e 500 km. O avião já vem sendo projetada há alguns anos e a fabricante espera realizar as primeiras entregas a partir do ano de 2027. A Eviation está trabalhando junto à FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) para obter a certificação do modelo até 2025.
A DHL é uma das clientes do projeto e tem 12 encomendas para operar o modelo na versão cargueira.
“Isso é histórico. Não vemos mudanças no sistema de propulsão das aeronaves desde que fomos do pistão aos motores que hoje equipam os principais jatos”
Gregory Davis, CEO da Eviation
O nome Alice é inspirado no conhecido livro/filme “Alice No País Das Maravilhas” e também na música “White Rabbit” do artista Jefferson Airplane.
One Reply to “Alice, primeiro avião comercial totalmente elétrico, decola pela 1ª vez”