Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A Airbus realizou ontem (14) o primeiro voo teste de longa duração com o A321XLR, versão do A321neo criada para voos de ultra longa distância.
Matriculado como F-WXLR, o protótipo voou pela primeira vez em julho desse ano e ontem decolou rumo à sua missão mais longa até então. A aeronave partiu do aeroporto de Toulouse, onde estão situadas as facilidades da Airbus, e realizou um “desenho no céu” com o escrito XLR sobre o Golfo de Biscaia. Posteriormente, o jato seguiu rumo à Irlanda e ao Reino Unido.
Durante o longo trajeto, o Airbus ainda cruzou por diversos territórios, como a Noruega, Dinamarca, Alemanha e Itália. Após 13 horas de etapa, o F-WXLR pousou novamente em Toulouse mostrando que é capaz sim de voar por longínquas distâncias. Confira a rota realizada pela aeronave:
Encomendado pelo Grupo LATAM, o revolucionário A321XLR é uma das maiores apostas atuais da Airbus e já acumula mais de 500 encomendas.
O sucesso do XLR se dá principalmente a adição de um tanque de combustível extra, que permitirá a aeronave realizar voos de 8.700 km, ligando cidades como Paris – Nova Iorque, Buenos Aires – Miami, Sydney – Tóquio e outras rotas que atualmente são operadas por aeronaves de fuselagem larga. O Airbus, que será 30% mais econômico em relação a jatos mais antigos como o Boeing 757, deve começar a ser entregue a partir de 2024 e até o momento não tem nenhum concorrente direto em sua categoria.