siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A Boeing e a Air India anunciaram hoje que a transportadora selecionou a família de aviões com baixo consumo de combustível da Boeing para expandir sua frota futura. Os jatos previstos no pedido são 190 737 MAX, 20 787 Dreamliner e 10 777X.
Juntamente com um conjunto abrangente de serviços de aviação, a Air India está avançando em sua estratégia de frota para abordar de forma sustentável o mercado de rápido crescimento do sul da Ásia para viagens aéreas domésticas e internacionais.
O acordo entre a Boeing e a Air India inclui opções para 50 737 MAX adicionais e 20 787-9. Quando finalizado, este será o maior pedido da Boeing no sul da Ásia e um marco histórico na parceria de quase 90 anos da empresa aeroespacial com a transportadora. O pedido será postado no site de Pedidos e Entregas da Boeing quando finalizado.
“Esta aquisição de quase 300 jatos altamente avançados da Boeing é um elemento central da Vihaan.AI, a estratégia abrangente de transformação e crescimento que buscamos na Air India”, disse Campbell Wilson, CEO e MD da Air India. “Esses novos aviões nos permitirão expandir drasticamente nossa rede, tanto nacional quanto internacionalmente, e virão com um produto a bordo completamente novo e de classe mundial, permitindo que os passageiros viajem com os mais altos níveis de conforto e segurança. Com este pedido, estamos encantado em levar nosso longo relacionamento com a Boeing a um novo nível.”
“A seleção da família de jatos de passageiros da Boeing pela Air India mostra sua confiança em nossos produtos e serviços no mercado de aviação que mais cresce no mundo, e sua decisão apoiará trabalhos de engenharia e fabricação nas fábricas da Boeing no estado de Washington, Carolina do Sul e em toda a nossa base de fornecimento“, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “Com a eficiência de combustível líder da indústria do 737 MAX, 787 Dreamliner e 777X, a Air India está bem posicionada para alcançar seus planos de expansão e se tornar uma companhia aérea global de classe mundial com um coração indiano”.
A Air India também contratou a Boeing Global Services para serviços de suporte ao ciclo de vida, incluindo soluções digitais, peças de reposição e programas de troca de trens de pouso, treinamento de pilotos e técnicos de manutenção, modificações de aeronaves e outros serviços.
O 737 MAX fornecerá flexibilidade em toda a rede doméstica e internacional da Air India, reduzindo o uso de combustível e as emissões em 20% em comparação com os aviões que substitui.
- O 737-8, com capacidade de 162 a 210 passageiros, dependendo da configuração, e com alcance de 3.500 milhas náuticas, é o avião de corredor único mais versátil do mercado, capaz de operar com rentabilidade em rotas de curta e média distância.
- O 737-10, o maior avião da família 737 MAX, oferece a melhor economia por assento de qualquer jato comercial de corredor único, acomodando de 188 a 230 passageiros, dependendo da configuração, com alcance de 3.100 milhas náuticas.
A Air India se beneficiou da eficiência e flexibilidade da família 787 Dreamliner com uma frota existente de 27 787-8s. O 787-9 maior fornecerá maior capacidade, maior alcance e 25% mais eficiência de combustível em comparação com os jatos da geração anterior.
O carro-chefe 777-9 – o maior e mais eficiente jato bimotor do mundo – será o maior avião da frota da Air India, permitindo transportar passageiros sem escalas e com maior conforto para praticamente qualquer destino de longa distância.
*Com informações da Boeing