Na manhã desta quinta-feira (2), a VOEPASS Linhas Aéreas, companhia aérea mais antiga em operação no Brasil, se despede de um dos ATRs 72-600 de sua frota.
Com o número de série 1109, o ATR de 8.7 anos de idade recebeu no país a matrícula PR-PDN, e já na companhia ribeirão-pretana, foi batizado como Pica-Pau, mesmo nome dado ao ATR 72-600 (PR-PDI) em 2012.
Ao ser entregue à VOEPASS em outubro de 2019, o mesmo foi reconfigurado para 70 assentos, sendo adicionados 10 comparando com sua chegada ao Brasil e também recebeu as cores de seu novo operador.
Rota que será feita até a Europa
O bimotor turboélice partiu às 07:35 de Ribeirão Preto (RAO), cidade no interior de São Paulo onde está localizada a sede da companhia, rumo a Natal (NAT), onde serão feitos todos os trâmites para a saída da aeronave do país.
Após a conclusão todos os processos necessários, o ATR partirá para Espargos (SID), Cabo Verde, onde fará uma parada técnica. De Espargos, o mesmo segue para Lanzarote (ACE), na Espanha, onde fará mais uma escala técnica.
Após deixar a ilha espanhola, o turboélice fará um voo direto até a França, pousando no Aeroporto Dinard–Pleurtuit–Saint-Malo (DNR).
Por onde o ATR já voou
Após sua fabricação em 2013, o ATR 72-600 foi entregue à Villa Air, companhia aérea das Maldivas, onde voou até 2015.
Em novembro de 2016, o turboélice iniciou suas operações pela FMI Air, onde voou por menos de 2 anos. Já em 2019, chegou no Brasil, sendo assim entregue à VOEPASS. Voltando à Europa, o mesmo ficará a disposição de seu lessor.
Mais ATRs chegando para a VOEPASS
A VOEPASS Linhas Aéreas deverá receber em breve mais 3 ATRs 72-500, que complementarão sua frota de turboélices. Confira: