siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
No mês de julho, duas cidades brasileiras poderão receber voos cargueiros não regulares operados pelo Airbus Beluga, aeronave que desempenha um papel fundamental para manter a rede de produção e montagem da fabricante europeia em plena capacidade.
Segundo informações repassadas ao ONTIME, a aeronave virá ao Brasil para transportar uma carga de grande porte, ainda não especificada, que possivelmente necessitará de uma operação complexa.
O cargueiro Beluga deve passar por duas regiões: Nordeste e Sudeste, com operações no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (FOR), e em Campinas, Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP).
Não foi divulgada a aeronave que realizará as rotas (A300ST ou A330XL), tampouco os dias e horários dos voos do jato no Brasil. Caso o voo venha a ser confirmado, traremos no ONTIME maiores informações.
Saiba mais sobre as aeronaves Airbus Beluga
A Airbus criou o A300ST, conhecido como Beluga para realizar o transporte de partes de suas aeronaves entre as facilidades da fabricante, além de também estar disponível para empresas de frete e outros clientes em potencial como uma solução única para atender às necessidades de transporte de mercadorias desproporcionais.
Com um dos porões de carga mais volumosos disponíveis atualmente no mercado, os Airbus Beluga oferecem uma maneira única de transportar carga aérea de grandes dimensões.
O sistema de carregamento de carga do convés principal semiautomatizado do Beluga garante o manuseio fácil e eficiente de cargas úteis.
Visando minimizar o tempo de operação em solo, novas técnicas e equipamentos de carregamento estão sendo desenvolvidos, incluindo um On-Board Cargo Loader (OBCL) automatizado para missões onde uma plataforma de carga/descarga não está disponível no aeroporto de origem ou destino.
Em seu cockpit, controles para um módulo de aquecimento transportável que pode ser instalado no compartimento de carga do convés principal estão incluídos nas atualizações. Este módulo fornece condições de temperatura controlada para cargas sensíveis transportadas pelo BelugaST, incluindo satélites e até pinturas.
BelugaXL
A nova versão do Beluga é o A330-743XL, uma variação do jato widebody da Airbus. O mesmo entrou em serviço em 2020 com a função de substituir gradativamente o A300-600ST Super Transporter, também conhecidos como BelugasST que operam para as necessidades de transporte aéreo industrial da fabricante desde meados da década de 1990.
O BelugaXL incorpora elementos recém-desenvolvidos, incluindo seu cockpit rebaixado, uma estrutura de compartimento de carga altamente ampliada e seção traseira modificada.
Com o tamanho de sete metros mais longo e um metro mais largo que seu antecessor, o BelugaXL oferece 30% de capacidade extra de transporte. Como exemplo, um BelugaXL pode acomodar duas asas de jatos A350, enquanto o BelugaST só consegue transportar uma.
Com uma carga útil máxima de 51 toneladas, o BelugaXL tem um alcance de 4.000 km (2.200 nm). O mesmo está equipado com dois motores Trent 772B da Rolls Royce.