A Rede VOA, concessionária de 16 aeroportos no estado de São Paulo, anunciou ontem (11) a doação de uma praça, com equipamentos de lazer e pista de skate, para o bairro Sol Nascente, nos arredores do Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba (SP).
A iniciativa faz parte do programa de sustentabilidade da empresa, que visa apoiar projetos sociais nas regiões em que a concessionária atua.
Em reunião com o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, a Rede VOA também mostrou o andamento do processo de internacionalização do aeroporto, um dos principais polos de manutenção aeronáutica do Brasil, que há décadas aguarda a novidade, com incremento da segurança para atender as exigências da Polícia Federal e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
A internacionalização vai permitir o recebimento direto de aeronaves para inspeção e manutenção, incluindo componentes para motores e peças para aviões e deve ser finalizada até 2024.
Para dar impulso ao polo aeroportuário, a Rede VOA solicitou também ao executivo a ampliação da alíquota de 2% do ISS para todo o sítio aeroportuário, incluindo o movimento aéreo das aeronaves. A intenção é atrair novos negócios e alavancar novas vagas de emprego.
O prefeito Rodrigo Manga afirmou que Sorocaba é reconhecida pelo seu potencial no serviço de manutenção de aeronaves. “A cidade aguarda há mais de 50 anos a internacionalização do aeroporto. Com ele, vamos ampliar nossa participação no mercado e buscar a liderança mundial neste segmento.”
Obras para a praça
A Rede VOA escolheu um bairro próximo ao aeroporto dentro do projeto Sorocaba Linda de Verdade e propôs que a área incluísse uma pista de skate para atender os jovens e equipamentos de lazer para todas as idades.
Preocupada com a sustentabilidade, a praça usará energia fotovoltaica e incluirá paisagismo. A obra será feita pela Rede VOA, com início em outubro e prazo de entrega em 60 dias.
Para o presidente da Rede VOA, Marcel Moure, é importante que o aeroporto faça parte do dia a dia dos sorocabanos. “Queremos estar próximos à população e trazer o cidadão para participar do aeroporto, com novos investimentos.”