Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
O mundo perdeu na semana passada uma de suas figuras mais emblemáticas: a Rainha Elizabeth II. Ela foi a monarca britânica mais longeva da história, com 70 anos no trono (jubileu de platina), atravessando crises, guerras e vários outros momentos históricos ao longo de seu reinado.
Antes mesmo do falecimento da rainha ser anunciado ao público, a conhecida como operação “London Bridge is Down” já estava em andamento e agora o corpo de Elizabeth II segue uma jornada de despedida até o sepultamento, que está previsto para acontecer no próximo dia 19.
O Último Voo
Hoje (13), o corpo da monarca foi transportado de Edimburgo para Northolt, cidade situada a oeste de Londres.
O caixão deixou a Catedral de St. Giles às 16h30 (local), onde cerca de 26 mil pessoas aguardavam para se despedir da rainha. De lá, seguiu para o Aeroporto de Edimburgo, onde foi recebido por membros da Royal Air Force (RAF), que o colocaram dentro do Boeing C-17. Assim que o quadrimotor iniciou o táxi para a decolagem, a Guarda de Honra realizou um último Royal Salute com a banda tocando um trecho do hino nacional.
Minutos depois, às 17h42 (local), o voo KRF01R deixou o solo da Escócia e pousou no aeroporto de Northolt pouco mais de uma hora depois, às 18h49. A princesa Anne (filha de Elizabeth II) estava a bordo da aeronave e em uma nota afirmou que foi uma honra e um privilégio acompanhar a mãe no fim da jornada. Após o pouso na cidade vizinha de Londres, o corpo de Elizabeth II seguiu para o Palácio de Buckingham e durante o trajeto foi acompanhado por uma multidão de civis.
LEIA TAMBÉM: Em memória: veja as aeronaves já utilizadas para o transporte da Rainha Elizabeth II e a passagem dela no Brasil
Amanhã (14), o caixão da monarca será transportado em uma carruagem até o Westminster Hall, no Palácio de Westminster, onde ficará para visitas até a segunda-feira (19), o dia do enterro.
Mais acompanhado
Um minuto após o transponder do C-17 ZZ177 ser acionado e aparecer no aplicativo FlightRadar24, mais de 6 milhões de pessoas tentaram seguir a aeronave. Ao longo do voo, cerca de 4.79 milhões de usuários acompanharam o avião e segundo o FlightRadar, 76.2 milhões de acessos foram solicitados para acompanhar a aeronave. A grande quantidade de acessos causou instabilidades no aplicativo de rastreamento de aeronaves e o último voo da Rainha Elizabeth II foi o mais acompanhado da história do FlightRadar24 até então.
One Reply to “O último voo da rainha: corpo de Elizabeth II chega em Northolt a bordo de um Boeing C-17”