Fotogaleria do Farnborough International Airshow 2022

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Há algumas semanas, aconteceu no Reino Unido o Farnborough International Airshow (FIA 2022) após um hiato por conta da pandemia da Covid-19 e nós marcamos presença na terça-feira 19/07. O evento reúne dos mais variados players da indústria aeronáutica para expor seus produtos, apresentar novidades, discutir sobre o futuro da aviação, além de demonstrações de voo de aeronaves e muito mais. Confira um pouco do que rolou no dia em que passamos pelo FIA 2022:

Aeronaves estáticas

Cheguei ao evento na parte da manhã e como não havia nenhuma apresentação prevista para aquele período, aproveitei para registrar as aeronaves que estavam em exposição estática. O novo e impressionante Boeing 777X estava logo na entrada da feira e também foi a minha primeira parada. Um aspecto diferente dele é a wingtip que é móvel e quando o Boeing está estacionado a ponta da asa fica levantada, isso por conta da longa envergadura e para evitar maiores restrições em aeroportos.

O novo widebody da Boeing vem sofrendo alguns atrasos no seu planejamento de entrega e tem previsão de começar a voar comercialmente em 2025.

O Boeing 777X estava entre o Embraer E190-E2 Tech Shark e o P-8 Poseidon (da RAF), que é a versão militar do Boeing 737-800. O E2, que voou anteriormente na Widerøe, estava aberto para visitação e entrei para conferir o interior e o cockpit dele.

Posicionado ali por perto também estava o novíssimo Boeing 737 MAX 10, o maior da família MAX e diversas outras aeronaves e helicópteros militares, como o Hercules C-130, F-15E e o F-35. Confira as fotos abaixo:

No outro setor do evento, haviam outras várias aeronaves em exposição como por exemplo os jatos executivos da Gulfstream e Falcon, os turboélices ATR72, SAAB 340, Twin Otter, Donier Do 328, Piaggio e também o A220-300 da Air Baltic, A350 da ITA Airways, A400M e C-95 Casa no stand da Airbus.

A Qatar Airways levou 3 de suas aeronaves: um Boeing 787-9, um Gulfstream G650ER e um Boeing 77W, que estavam abertos ao público e ao entrar neles, uma comissária da companhia realizava um tour guiado na classe executiva mostrando detalhes de como é a experiência de voar na Qatar Airways. Veja mais detalhes:

Neste mesmo setor, a Embraer estava com o seu stand. Por lá estavam estacionados o KC-390 da Força Aérea Brasileira, o Embraer 195-E2 PR-ZIQ Tech Lion e o Super Tucano A-29. Todos abertos para visitação. No E2, fui superbem recebido pelo Cmte Sydney, que comentou sobre detalhes da aeronave e também mencionou que alguns dias adiante ele iria pousar pela primeira vez no Aeroporto de London City. A conversa e a recepção foram muito agradáveis.

Demonstrações e Flying Displays

Uma das partes mais esperadas do dia, pelo menos para mim, eram os voos de demonstração das aeronaves. Naquele dia foram sete apresentações, começando com o Airbus A350.

Em seguida, o Embraer 190-E2 decolou:

Depois veio o espetacular Boeing 777X:

-> Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Pe_9VCftEr4

E o Boeing 737 MAX 10 fechou as apresentações de aeronaves comerciais:

Em sequência vieram os militares. Começando com o Posedion e seguido do F-35, que fez uma passagem baixa e depois uma demonstração de “voo pairado”. Depois vieram o helicóptero turco TAI Atark e o concorrente do Super Tucano, o TAI Hurkus, que encerrou o as apresentações daquele dia. Entre as demonstrações, um helicóptero Boeing CH-47 Chinook pousou e decolou do Aeroporto de Farnborough. Foi a primeira vez que eu o vi pessoalmente.

Encomendas

Fizemos um resumo aqui nesta matéria sobre todas as encomendas feitas durante o FIA 2022. Confira:

Fábio Passalacqua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *