siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
O ATR é um dos turboélices de maior sucesso e está presente na frota de diversas empresas aéreas ao redor de todo mundo. No Brasil, é a aeronave regional mais popular em operação, com mais de 50 deles em atividade por cinco diferentes empresas: Azul Linhas Aéreas, Omni Táxi Aéreo, VOEPASS, Total Linhas Aéreas e Imetame Metalmecânica, que possui uma unidade para transporte de funcionários.
O turboélice franco-italiano é utilizado, em sua maioria, para voos de menor distância, com uma média entre 01h e 01h30 de duração, mas existem algumas etapas que superam ou que são inferiores a estes números. Selecionamos aqui as cinco rotas regulares (de passageiros) mais curtas operadas por ATRs no Brasil, considerando distância entre as cidades e também duração. Confira:
5 – Maceió <-> Recife
Com uma duração média variando entre 35 e 42 minutos, o trecho Maceió e Recife ocupa o quinto lugar do ranking. A linha é efetuada pelos turboélices da Azul Linhas Aéreas algumas vezes ao dia.
As cidades estão a cerca de 200 km de distância (em linha reta).
4 – Confins <-> Ipatinga
O voo Confins – Ipatinga é operado algumas vezes ao dia pelos ATR72-600s da Azul Linhas Aéreas. Com uma duração média de 30 a 40 minutos, o trajeto ocupa a quarta posição da lista.
A distância em linha reta entre as cidades é de quase 155 km.
3 – Jericoacoara <-> Paranaíba
Em terceiro lugar temos a rota entre Jericoacoara e Parnaíba, que é operada algumas vezes a semana pela GOL através da VoePass e também pela Azul Linhas Aéreas, que realiza o trajeto com o Embraer 195-E2 ou com o Cessna Caravan, enquanto a VoePass utiliza o ATR.
A média de tempo de voo observada no trajeto (somente o operado pelo ATR) fica entre 25 a 35 minutos e a distância em linha reta entre as cidades é de pouco mais de 150 km.
2 – Recife <-> Campina Grande
A linha entre Recife e a cidade paraibana de Campina Grande, que é bastante conhecida por suas festividades juninas, figura a segunda posição do ranking.
O voo entre as cidades é operado pelo ATR72-600 da Azul e dura em média entre 25 e 35 minutos. A distância entre a capital pernambucana e Campina Grande é de 145 km, colocando este trajeto praticamente em um empate técnico com as rotas de número 3 e 4 já apresentadas.
1 – Recife <-> João Pessoa
A lista é liderada por mais um trajeto no Nordeste, que liga a Recife com a capital pernambucana, João Pessoa (Bayeux). O trecho também é operado pelos turboélices ATR72-600 da Azul Linhas Aéreas e é realizado diariamente pela companhia.
Enquanto o voo de Recife para João Pessoa dura em média entre 25 e 40 minutos, o sentido inverso é ainda mais rápido, durando de 20 a 30 minutos. A distância (em linha reta) entre as cidades é de apenas 105 km.
Lembramos que como as aeronaves não realizam os voos exatamente em linha reta, as distâncias acima informadas podem ter variações. A duração do voo também é variável por diversas questões, entre elas meteorologia em rota ou tráfego nos aeroportos.
A VOEPASS domina as rotas mais longas operadas pelo ATR no Brasil, como vimos anteriormente aqui, enquanto a Azul possui a maioria dos trechos mais curtos.
Matéria atualizada dia 08/12/2022