Comando de Operações Aeroespaciais coordena ressuprimento aéreo para tropa do Exército em Roraima

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: FAB

O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, acionado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), realizou, na segunda-feira (09/01), Ação de Ressuprimento Aéreo com aeronave KC-390 Millennium. O destino foi o Quarto Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF) do Exército Brasileiro, localizado no aeródromo de Surucucu, na cidade de Alto Alegre, em Roraima.

A operação ocorreu até domingo (15/01). Durante a missão foram entregues 25 toneladas de suprimentos às tropas militares sediadas na localidade, incluindo víveres, suprimentos e material de construção.

Para o Comandante da Aeronave, Major Aviador Romulo dos Santos Pinto, é motivo de muita alegria poder cumprir essa missão. “Ao lançar esses materiais, não apenas ajudamos a garantir o bem-estar dos militares nas regiões fronteiriças, mas também reafirmamos nosso compromisso de proteger e servir nosso país. O sucesso só foi possível devido o planejamento cuidadoso, treinamento rigoroso e a dedicação de nossas equipagens”, frisou.

Sistema de Lançamento

O KC-390 Millennium possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo totalmente automatizado, onde o mestre de carga pode gerenciar todas as atividades, reduzindo assim o trabalho e aumentando a segurança e a consciência situacional. Para os pilotos, um sistema chamado Ponto de Queda Calculado Continuamente (CCDP, do inglês, Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento, resultando em melhor precisão no cumprimento da missão. Dessa forma, a aeronave apresentou desempenho dentro dos aspectos qualitativos esperados e com excelente precisão.

Informações: FAB

Guilherme Dotto

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *