Primeiro Airbus A330 da Força Aérea Brasileira é visto já com suas novas cores

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: Brigadeiro Baptista Jr © Twitter.com

O primeiro Airbus A330 da Força Aérea Brasileira deverá chegar no Brasil em breve e nesta quarta-feira (13) fotos do jato já com suas novas cores começaram a circular pelas redes sociais.

O A330, que recebeu a matrícula FAB2901, voava anteriormente pela Azul Linhas Aéreas como PR-AIS e tem previsão inicial de chegada no Brasil para o dia 26 de julho. O mesmo passou por manutenção na Jordânia e depois seguiu para a Irlanda, onde recebeu a pintura da FAB.

No momento, o bimotor se encontra em voo para Fort Lauderdale (FLL), tendo partido de Dublin (DUB), na Irlanda. Nos Estados Unidos, a aeronave será contratualmente recebida pela Força Aérea Brasileira.

Clique aqui e acompanhe o voo transatlântico em tempo real.

Vídeo da decolagem do A330 da FAB

O Airbus, que receberá o designativo KC-30, será operado pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL).

A segunda aeronave A330 (FAB2902) deverá ser entregue nos próximos e assim como a primeira, é compatível com a versão militar A330 MRTT (do inglês Multi-Role Tanker Transport). 

As aeronaves terão o objetivo de suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

A empresa Azul S.A. foi declarada a vencedora por atender a todos os requisitos do certame, apresentando uma oferta no valor global de aproximadamente US$ 80 milhões, o equivalente a R$ 375 milhões de reais, na cotação atual.

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *