siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Na última sexta-feira (05), mais duas unidades das aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), o F-39E Gripen, chegaram ao Brasil.
Ampliando a frota de modelos de série, os mesmos crescem também a capacidade de defesa e garantia da soberania do espaço aéreo do País e de suas fronteiras.
Os aviões foram transportados de navio, da Suécia até o Porto de Navegantes, em Santa Catarina (SC), de onde foram retirados e, na madrugada de sábado (06), rebocados até o Aeroporto de Navegantes, Ministro Victor Konder.
Após a chegada no Aeroporto de Navegantes, as aeronaves foram estacionadas no hangar. Durante o fim de semana elas passaram por procedimentos técnicos, além de receberem a instalação dos assentos ejetáveis e do kit de sobrevivência, bem como a preparação para o abastecimento e acionamento em solo.
Ainda não há data confirmada para a decolagem das aeronaves.
Na Operação Navegantes, atuam equipes da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), do Comando de Preparo (COMPREP), do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA), do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e da Saab, empresa que desenvolve o Gripen.