A Airbus Defence and Space desenvolveu e testou um sistema de carregamento para transportar carga militar desproporcional para a aeronave Airbus Beluga A300-600ST. A capacidade foi testada com sucesso durante um exercício de verificação com as forças armadas alemãs, o primeiro cliente do sistema, carregando um helicóptero militar de médio porte CH53 no Beluga.
“A demanda por capacidade de carga aérea desproporcional está aumentando. A capacidade é escassa e, à luz dos desenvolvimentos geopolíticos atuais, muitos clientes procuram soluções novas, rápidas e eficientes. Isso é exatamente o que oferecemos com nossa frota BelugaST. Nossas equipes estão trabalhando em uma solução notável para facilitar um manuseio rápido, eficiente e autônomo para carregar cargas militares pesadas na aeronave. Rapidez, agilidade e autonomia são elementos cruciais para nossos clientes quando se trata de tais operações”, disse Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space.
O novo sistema e gabarito de carregamento de carga autofinanciado, desenvolvido por engenheiros da Airbus Defence and Space, agora foi apresentado aos representantes de clientes das forças armadas internacionais após o evento de verificação em Manching, ao norte de Munique. O sistema foi desenvolvido e fabricado do zero em 1,5 ano – desde a troca inicial de ideias com o cliente alemão até sua verificação, que ainda está sujeita à confirmação final pela Bundeswehr nas próximas semanas.
O sistema permite que os arranjos para o carregamento de um CH53 em estado reduzido de desmontagem sejam concluídos em menos de 1,5 horas, enquanto o processo de carregamento real na aeronave Beluga pode ser realizado em cerca de uma hora. A capacidade total de elevação do sistema, que não necessita de guindaste para sua utilização,
Antes de anunciar planos para oferecer os serviços de sua frota BelugaST existente no início deste ano, a frota de cinco aeronaves era usada exclusivamente para o transporte de grandes seções de aeronaves entre vários locais da Airbus como parte do sistema de produção da empresa. Com o advento do novo BelugaXL, baseado na plataforma A330-200 maior, a frota BelugaST existente está pronta para serviços de transporte de clientes em todo o mundo.
Beluga foi também responsável por trazer o primeiro helicóptero Airbus ACH160 ao Brasil
Em 25 de julho de 2022, o Airbus Beluga tocou o solo do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e foi recebido com batismo no Hangar da Azul. Esta foi a sua primeira passagem pelo Brasil e pela América Latina.
Saiba mais:
Leia também: