siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A empresa de lançamentos espaciais Virgin Orbit anunciou ontem (27), através de suas redes sociais ,que obteve a licença de permissão da Agência Espacial Brasileira (AEB) para realizar operações de lançamento do programa LauncherOne no Brasil.
A subsidiária leva o nome de Virgin Orbit Brasil Ltda (VOBRA) e utilizará a base de Alcântara para as operações. A base, que está localizada no estado do Maranhão, é um dos melhores locais do mundo para o se lançar satélites e foguetes em órbita na Terra, isso por conta da proximidade com a Linha do Equador.
Segundo a Virgin Orbit, a criação da subsidiária brasileira busca trazer novas capacidades ao país, além de agregar valor econômico à região. O sistema do LauncherOne utiliza um Boeing 747-400 que foi modificado pela empresa L3Harris Technologies. O Boeing, que é apelidado de “Cosmic Girl”, realiza uma técnica conhecida como lançamento aéreo, onde os foguetes são lançados através de uma plataforma localizada sob a asa do avião. O “Jumbo” da Virgin Orbit voará centenas de quilômetros antes de lançar os foguetes diretamente acima da Linha do Equador.
“Estamos muito animados para trazer capacidade de lançamento orbital para o Brasil”
Dan Hart, CEO da Virgin Orbit
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) já realizou diversos lançamentos anteriormente de foguetes subordinais, no entanto a facilidade ainda não foi utilizada para chegar à órbita da Terra. Com a introdução dessa capacidade em Alcântara, a Virgin Orbit junto com a AEB e a Força Aérea Brasileira, pretendem criar uma nova competência significativa para a área.
Após o cumprimento das formalidades necessárias e exigidas pela FAB, além da conclusão de todas as diretrizes do CLA, a Virgin Orbit estima realizar o primeiro lançamento a partir do Brasil já em 2023.