Na última sexta-feira (06), a Virgin Orbit, que é uma empresa especializada em lançamentos de satélite a partir de seu Boeing 747 ‘Cosmic Girl’, anunciou a assinatura do contrato de serviços com o Institute for Q-shu Pioneers of Space (iQPS), um operador japonês de constelações de observação da terra. O lançamento está previsto para acontecer no começo de 2023.
Selecionada pela capacidade comprovada de fornecer acesso direto a várias órbitas, a Virgin Orbit espera lançar o satélite QPS-SAR-5 em uma órbita de média inclinação, permitindo assim com que o iQPS expanda a cobertura de sua constelação. Colocando o QPS-SAR-5 na órbita desejada e seguindo a programação da iQPS, a flexibilidade do LauncherOne permitirá ao iQPS iniciar, mais rapidamente, sua coleta de dados.
“Seguindo nossos anúncios a respeito do QPS-SAR-3 e 4, antecipamos a apresentação dos nossos planos com o QPS-SAR-5. Nós estamos muito satisfeitos e honrados de estarmos trabalhando junto com a Virgin Orbit”
Shunsuke Onishi, cEO da iQPS
A Virgin Orbit demonstrou sua habilidade de atingir inclinações únicas em órbitas durante sua missão “Above the Clouds”, em janeiro de 2022, quando o seu sistema de lançamentos “LauncherOne” e seu Boeing 747 lançaram sete satélites para uma órbita circular de 500 km a 45 graus, após decolar do Mojave AIr & Spaceport.
Informações via Virgin Orbit