siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Em nosso último Flight Report, voamos no ATR 72 da VOEPASS de Recife a Fernando de Noronha. Agora, vamos realizar uma viagem juntos em uma aeronave já vista aqui várias vezes, porém nas cores de uma companhia aérea brasileira que não opera atualmente.
No dia 1º de março de 2023, embarquei no voo AD2845 da Azul Linhas Aéreas, que liga Ribeirão Preto a Campinas, aeroporto que é o principal centro de conexões da companhia.
Cheguei por volta das 06:50 no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, já com meu check-in feito pelo aplicativo da Azul, o que facilitou e agilizou meu embarque.
Após passar pela checagem de bagagem e segurança, me desloquei até o portão 3 e aguardei o início do embarque do voo. Na sala de embarque, já era possível ver no pátio a aeronave que iria realizar o voo, um ATR 72 com esquema visual um pouco diferente do padrão utilizado pela empresa.
Às 07:50, dentro do horário previsto, a equipe de solo da companhia deu início ao embarque do AD2845 pelo portão de número 3, conferindo os cartões de embarque e documentos de identidade.
No embarque remoto, me dirigi ao ATR 72-600 de matrícula PR-TKM da Azul Linhas Aéreas, que conta ainda com as cores da TRIP, companhia completamente incorporada pela Azul em 2014. O mesmo ainda estava nos preparativos finais para seu voo para Viracopos.
A aeronave da companhia, responsável por cumprir o trecho, possuía cerca de 11 anos de idade (na data deste voo), iniciando suas operações na frota da Azul em meados de 2013.
Já dentro do turboélice, me acomodei na poltrona 1A, localizada na primeira fileira da aeronave, onde também é uma saída de emergência. Este assento possibilita uma bela visão da asa e do motor do ATR 72.
Após os mais de 50 passageiros entrarem na aeronave e se alocarem em seus respectivos assentos, as portas foram fechadas e os procedimentos de segurança realizados.
Às 08:20 o pushback foi iniciado, com o acionamento dos motores sendo realizado logo em seguida. Após alguns minutos, o táxi até a cabeceira 18 foi iniciado. Até a pista, foram utilizadas as taxiways Bravo (B) e Alpha (A).
A decolagem do Aeroporto Leite Lopes ocorreu às 08:27, dentro do horário previsto para a partida. Já fora do solo, foi possível apreciar a bela Califórnia Brasileira.
Minutos depois, já quase estabilizados nos 14.000 pés, o serviço de bordo foi iniciado. Neste curto voo, foi servido pela tripulação um copo de suco e saquinhos de snacks, sendo eles o bicoito de polvilho, goiabinha e balinhas de gelatina.
O ATR passou cerca de 10 minutos em voo de cruzeiro. Às 08:50 iniciamos a descida para Viracopos. A chegada foi pouco turbulenta, atravessando algumas nuvens.
Após 40 minutos de voo, tocamos a pista 15 do Aeroporto de Viracopos (VCP). Às 09:18, a aeronave foi balizada na posição de parada, e em poucos minutos o desembarque foi iniciado. O trajeto até a área de desembarque foi realizado via ônibus.
Voar em um aeronave nas cores da TRIP foi com certeza uma experiência incrível, relembrando momentos e viagens antigas.
E aí, curtiu mais esse Flight Report? Já voou com a Azul ou em um dos ATRs que possuem as cores da TRIP? Conte sua experiência nos comentários abaixo!