Aconteceu ontem (19) no hangar Plane Aviation em Jundiaí, uma coletiva de imprensa para apresentar as novidades técnicas do Cirrus Vision e comentar sobre a demanda do mercado brasileiro. Nós fomos lá conferir!
O SF-50 Vision é uma aeronave produzida pela fabricante norte-americana Cirrus Aircraft e começou a ser entregue aos clientes no ano de 2016, quando foi certificado. O design do jato chama atenção e foge dos convencionais: o estabilizador vertical é em formato de V e o único motor da aeronave está posicionado em cima da fuselagem. Ele foi o primeiro jato monomotor lançado na categoria de aeronaves civis/executivas e é equipado com um Williams FJ33.
O jato, que tem capacidade para acomodar sete pessoas, é certificado para operar com somente um piloto e já está na sua terceira geração. Do G1 (primeira geração) até o G2Plus (versão mais recente) a aeronave passou por atualizações e melhorias, como por exemplo uma melhor acústica, aumento do alcance para 1250 milhas náuticas (2300 km) e a possibilidade de atingir 31 mil pés em voo de cruzeiro, contra a capacidade anterior de 28 mil pés. O Cirrus Vision pode também ser configurado com um layout executivo. Confira detalhes do interior da aeronave:
O Diretor de Vendas da Cirrus Aircraft na América Latina e Caribe, Ulises Mones, comentou diversos detalhes sobre o Cirrus Vision e um aspecto que chamou atenção foi novo sistema implementado no SF-50: o Safe Return.
O sistema foi criado para aumentar ainda mais a segurança a bordo do jato e deve ser utilizado caso o piloto fique incapacitado de pilotar a aeronave. Antes da partida, o piloto instrui os passageiros com informações sobre o Safe Return.
Ele funciona em cinco fases, confira os detalhes de cada uma delas:
- ATIVAÇÃO – o Safe Return pode ser ativado de três formas: pressionar o botão do piloto automático por 60 segundos, outra alternativa seria clicar no botão vermelho que fica no painel superior e o ativa de imediato. Existe também um modo alternativo que o ativa em caso de uma descida de emergência por conta de uma despressurização na cabine.
- SET UP: a segunda fase trata-se de uma análise do voo, onde o sistema identifica a altitude, velocidade e a posição da aeronave. Nessa fase também é analisado os possíveis obstáculos de terreno e também meteorologia. Ao concluir essa parte da análise, o sistema começa a buscar qual seria o melhor aeroporto para a aeronave pousar em segurança, se baseando em diversos fatores como por exemplo tamanho da pista e meteorologia. Dependendo do local onde a aeronave estiver voando, o Safe Return pode concluir que o destino original é a melhor alternativa e continua a rota até o aeroporto. O sistema também seleciona somente aeroportos que possuam o procedimento de aproximação via GPS.
- ROTA: na fase de “rota” o Safe Return já avaliou qual será a melhor opção e altera o que está sendo mostrado nas telas do painel da cabine para um formato mais básico informando a altitude, velocidade e tempo de voo até o aeroporto avaliado pelo sistema. Também são projetadas mensagens que auxiliam o passageiros a compreender melhor a situação, ajudando-os até a realizar o contato com os controladores de voo.
- APROXIMAÇÃO: o computador programa e configura de forma automática a aeronave para o pouso, alinhando-a com a pista, estendendo o flap, abaixando o trem de pouso e outras programações.
- POUSO: o sistema realiza o pouso e a frenagem do jato. O motor não é desligado, mas quando a aeronave para completamente, o computador avalia e avisa aos passageiros que está tudo bem e os mostra como a porta é aberta.
O sistema inovador foi amplamente testado pela Cirrus e certamente trás mais segurança aos seus clientes. O Cirrus Vision também conta com um paraquedas, assim como o SR-22, monomotor a pistão que é um sucesso de vendas da Cirrus Aircraft, tendo mais de 450 unidades ativas no Brasil e cerca de 9 mil entregues ao redor do mundo.
O paraquedas pode ser utilizado caso a aeronave venha a ter algum problema técnico, como por exemplo uma falha no motor. Ao acioná-lo, a aeronave é colocada automaticamente nas condições para a abertura e somente após estar dentro dos parâmetros o paraquedas é aberto.
Wi-fi a bordo, um televisor de entretenimento e um telefone Iridium são mais alguns detalhes presentes no Cirrus Vision, que é também capaz de realizar pousos em pistas não pavimentadas.
De acordo com Sérgio Beneditti, diretor da Plane Aviation, no Brasil 10 SF-50 já foram recebidos e outros dois devem chegar ainda neste ano. Ao redor do mundo 350 já foram entregues, com uma média de 100 produzidos por ano.
O valor de um Cirrus SF-50 Vision está atualmente na faixa de 3.750.00 de dólares e o cliente tem a possibilidade de adquirir e fazer parte do programa Jetstream da Cirrus Aircraft, onde os treinamentos dos pilotos, manutenções e outros benefícios estão inclusos.
Segundo Ulises Mones, a fabricante norte-americana provavelmente já está desenvolvendo uma nova geração do jato, mas por enquanto nenhuma informação sobre o desenvolvimento foi divulgada.
Á frente do seu tempo, o Cirrus SF-50 Vision vêm se mostrando uma aeronave versátil, segura e inovadora na categoria.
3 Replies to “Cirrus Vision: o jato executivo à frente do seu tempo”