Relembre a primeira passagem do Airbus A220 no Brasil

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

No mês de abril deste ano, o Brasil recebeu pela primeira vez o Airbus A220, aeronave que é uma das maiores apostas e sucessos atuais da Airbus.

Antes de vir ao Brasil, o HB-JCU (A220-300 nas cores da Swiss) passou por outros países latino-americanos como o México, Argentina, Chile e Panamá durante parte da sua turnê de demonstração pelas Américas. Ele chegou em terras brasileiras no começo da noite do dia 11 de abril, pousando no Aeroporto Internacional de Guarulhos e pernoitou por lá.

Na manhã seguinte (12), fez um rápido voo de GRU para Congonhas e foi recebido no aeroporto central de São Paulo com batismo e um evento para imprensa, que se iniciou em um hotel e continuou no hangar da GOL, onde a aeronave ficou estacionada para visitação dos convidados. Por volta das 13:40, o HB-JCU decolou de Congonhas para um voo de demonstração, que durou cerca de 50 minutos, com imprensa a bordo. No final da tarde, regressou para Guarulhos e de lá voou direto para Miami, na manhã do dia 14 de abril.

Por mais breve que tenha sido, a passagem do A220 pelo Brasil atraiu olhares e mobilizou os spotters que se intercalaram entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas para fotografá-lo. Cliques únicos, como a foto abaixo onde o Airbus Suíço se misturou entre os lemes brasileiros, com certeza fizeram a correria valer a pena.


+LEIA MAIS:


Sobre o A220

Inicialmente lançado pela Bombardier como CSeries, o projeto foi majoritariamente adquirido pela Airbus e em 2016 o CS100 e CS300 foram renomeados de A220-100 e A220-300 respectivamente.

Nas mãos da Airbus, várias encomendas alavancaram o projeto , que até então vinha recebendo ´pouca´ atenção. Atualmente, mais de duzentos A220 estão em operação ao redor do mundo por empresas como a Air Baltic, Air Canada, Air Tanzania, EgyptAir, JetBlue, Korean Air, Iraqi Airways, Swiss e outras várias companhias aéreas. A maior operadora é a Delta, com um total de cinquenta e oito, sendo 45 da versão -100 e treze da -300.

Com mais de 700 encomendas, nenhuma empresa aérea da América Latina ainda encomendou o A220, mesmo depois turnê pela região. A Airbus continua apostando suas fichas na aeronave e estuda uma versão alongada do modelo: o A220-500.

Fábio Passalacqua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *