No dia 1º de julho de 2021, a Itapemirim Transportes Aéreos, companhia aérea brasileira criada com a ideia de revolucionar o mercado aéreo no país trazendo todo o conforto como diferencial iniciou suas operações regulares com passageiros pagantes.
Inicialmente, a empresa operou para oito destinos no Brasil, sendo eles São Paulo, Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), Brasília (BSB), Confins (CNF), Rio de Janeiro (GIG), Porto Alegre (POA), Curitiba (CWB), Porto Seguro (BPS) e Salvador (SSA), com a primeira cidade citada sendo seu hub de operações. Nós estivemos presentes nos voos inaugurais da ITA para Salvador e Porto Seguro, clique aqui e confira.
Em seus primeiros dias de voos regulares, a empresa contou com apenas duas aeronaves Airbus A320, matriculadas como PS-SPJ e PS-AAF, que homenageavam Sidnei Piva de Jesus, Presidente da ITA e Adilson Aparecido Furlan, Vice-presidente da empresa, respectivamente.
No dia 21 de julho, sua terceira aeronave, matriculada como PS-SFC em homenagem a Sydnei Frota Casarini, Diretor de Segurança Operacional da Itapemirim, foi incorporada à frota. Após três dias, o PS-ITA foi incorporado, totalizando quatro aeronaves A320 em sua frota.
Conheça um pouco de como foi a história da ITA Transportes Aéreos
Novas rotas anunciadas
Buscando abranger as regiões Nordeste e Sul do Brasil, juntamente com a retomada da economia, motivada pelo avanço da imunização da população brasileira contra a COVID-19, a companhia anunciou a adição de mais cinco destinos domésticos.
No dia 1º agosto de 2021, a Itapemirim iniciou suas operações para Fortaleza (FOR), Florianópolis (FLN), Maceió (MCZ), Natal (NAT) e Recife (REC), totalizando 13 destinos. Todos os voos estavam sendo operados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para transportar até 162 passageiros, configuração com 18 assentos a menos em relação à configuração máxima do modelo.
Em agosto, Itapemirim dobrou o número de passageiros transportados
Em seus resultados operacionais de agosto de 2021, anunciados no dia 17 de setembro, a empresa transportou 79.529 clientes, um crescimento de 105% em comparação a julho. No mês, o índice chegou a 89%, contra 77% em julho. A ocupação média foi de 70%, 13% maior do que a alcançada um mês antes.
Foram 721 voos (etapas) realizados, número 70% superior ao atingido em julho, primeiro mês da operação comercial da ITA. A pontualidade da empresa também ficou em curva ascendente, o que ressaltou o seu compromisso com o atendimento de excelência aos seus clientes.
Também em setembro, a ITA recebeu sua sexta aeronave, sendo mais um Airbus A320. O bimotor, que recebeu a matrícula PS-MGF, partiu de Atenas, na Grécia, e já chegou no Brasil com a identidade visual da companhia.
Com forte crescimento, Itapemirim anunciou voos diretos entre Brasília ao Recife
Ampliando sua participação no nordeste brasileiro, a Itapemirim anunciou a estreia da rota entre Brasília (BSB) e Recife (REC), operação que ligará as duas capitais de maneira direta.
A ligação da empresa teve início no dia 14 de outubro, e era realizada diariamente pelos Airbus A320, configurados para transportar confortavelmente até 162 passageiros.
Recife foi o quinto destino da ITA a partir de Brasília. Decolando da capital federal, a companhia operou voos para Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Saindo do Recife, a ITA realizou voos para Maceió e Rio de Janeiro.
Voos internacionais em 2022
Durante a ABAV Expo 2021, realizada em outubro, que reuniu expositores de diversos segmentos, a Itapemirim Transportes Aéreos, afirmou suas intenções de operar voos para a Argentina a partir de 2022.
A confirmação sobre as intenções para foram dadas após a reunião entre o secretário executivo do Inprotur, Ricardo Sosa, e o diretor comercial da empresa, Fabiano Oliveira.
Voo com tripulação 100% feminina
No dia 19 de outubro, a ITA realizou o seu primeiro voo com tripulação 100% feminina, data que foi escolhida para celebrar o Dia Internacional do Combate ao Câncer de Mama.
A bordo do Airbus A320 da companhia, estavam a comandante Jaqueline Guglielmi, a primeira oficial Michele Santos e as comissárias Mariana Alvarenga, Vivi Loch, Rochele Ferrari e Kissy Barbosa, além da conselheira do Grupo Itapemirim, Silvana Piva, e da vice-presidente de Governança Corporativa, Karina Mendonça.
A realização do primeiro voo com tripulação 100% feminina é um reconhecimento da companhia a todas as mulheres. O índice de participação de pilotas mulheres na ITA é superior à da maioria das companhias aéreas. Na empresa, entre comandantes e primeiros oficiais, 8% são mulheres.
No Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), apenas 3% dos pilotos são mulheres.
Para a final da Libertadores, ITA programa voos para Uruguai
Com início em 25 de novembro, a companhia aérea realizou voos partindo do Rio de Janeiro (GIG) e São Paulo, Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) para o Aeroporto Internacional de Montevidéu (MVD), transportando torcedores de futebol para a final da Copa Libertadores da América, que acontecerá dia 27/11/2021.
As operações ocorreram até dia 29 de novembro, e foram realizadas pelos Airbus A320 da companhia, configurados para transportar até 162 passageiros.
Itapemirim em anuncia voos em Congonhas
No dia 21 de outubro, a empresa anunciou o início das operações no Aeroporto de Congonhas, localizado no coração da cidade de São Paulo.
Os voos da companhia partindo de Congonhas tiveram início em 16 de novembro de 2021.
A Itapemirim, mesmo com 12 slots diários (seis pousos e seis decolagens), em primeiro momento, operou apenas um voo de ida e volta.
A chegada do primeiro Airbus A319
Em novembro, a companhia recebeu seu primeiro Airbus A319, que chegou no Brasil ainda com as cores da HiFly, sua antiga operadora.
A aeronave é configurada para transportar até 150 passageiros, o que resulta em mudanças em sua fuselagem, possibilitando operações com alta densidade de passageiros.
Diferente dos outros Airbus A319 em operação no Brasil, que possuem 6 saídas de emergência, o jato que não voou pela ITA, embora entregue, possui 8 saídas de emergência, sendo 4 sobre as asas, configuração similar aos A320.
Início das operações em Congonhas
16 de novembro, data da estreia da ITA em Congonhas. A estreia foi marcada com o tradicional batismo, realizado pela equipe de bombeiros do aeroporto, marcando o primeiro pouso da companhia no aeroporto.
No Aeroporto Deputado Freitas Nobre, ou simplesmente Aeroporto de Congonhas, balões nas cores da empresa decoravam o portão de embarque. Além disso, os executivos da companhia que também estavam presentes realizaram o corte da faixa amarela, comemorando o início da ITA em mais um aeroporto.
O voo 8I5610 decolava de Congonhas às 07:00, chegando no aeroporto do Galeão às 08:00. No retorno, o voo 8I5657 partia do Rio de Janeiro às 20:00, pousando em Congonhas às 21:00.
Itapemirim suspende suas operações
No dia 17 de dezembro, a ITA informou que, por iniciativa própria, suspendeu as operações de sua companhia aérea, a ITA, no início da noite.
A decisão foi tomada por necessidade de ajustes operacionais. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) já foi informada da decisão.