Há exatos 40 anos, acontecia o primeiro voo do Antonov 124 Ruslan

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Foto: Zbyněk Pavlačík

Há exatos 40 anos, acontecia o primeiro voo do gigante Antonov 124 Ruslan, quadrimotor que foi precursor do icônico Antonov 225.


Desenhado e produzido pela Antonov, o An-224 foi desenvolvido na Ucrânia nos tempos da União Soviética. Na década de 70, o comando das Forças Armadas da URSS sofriam com a escassez de aeronaves de maior porte para transporte estratégico de cargas pesadas, visto que os maiores aviões disponíveis na frota militar soviética eram os An-22.

O design do An-124 surgiu em 1971 e a construção da linha de produção foi iniciada dois anos mais tarde. A primeira unidade do quadrimotor começou a ser produzida em 1979 e no ano de 1982 aconteceu a primeira decolagem.

No dia 26 de dezembro de 1982, decolou pela primeira vez o gigante Antonov 124 Ruslan, onze anos após o início do projeto, que foi liderado pelo designer-chefe Viktor Tolmachev. O primeiro voo partiu das facilidades da fabricante no Aeroporto de Gostomel, em Kiev. Posteriormente, uma segunda linha de produção foi inaugurada na cidade russa de Ulyanovsk.

O avião, que também foi criado como uma resposta ao norte-americano C-5 Galaxy, foi apresentado ao público somente no Paris Air Show de 1985. A primeira entrega aconteceu no ano de 1987, para a força aérea soviética, e o certificado da aeronave foi emitido nove anos depois do primeiro voo, quando a URSS já não existia mais. A partir daí, iniciaram-se as entregas para operadores civis e o quadrimotor entrou oficialmente em serviço.

Foto: Dmitry Terekhov

Anos mais tarde o An-124 viria a se tornar o precursor do An-225. A fabricante Antonov, que estava envolvida no programa espacial soviético, se propôs a ampliar o projeto do Antonov 124, aumentando a envergadura das asas e estendendo a fuselagem, além do acréscimo de dois motores adicionais, criando um gigante de 84 metros de comprimento com 88.4 metros de envergadura, o Antonov 225 Myria.


+LEIA MAIS:


Ao todo, foram construídos 56 unidades do An-124 (duas delas foram protótipos), sendo 20 em Kiev e 36 em Ulyanovsk, onde existem três modelos até hoje incompletos. A maior operadora do modelo é a russa Volga-Dnepr, que possui 12 deles em sua frota.

Uma curiosidade é que o Antonov 124 é atualmente o avião de carga de maior peso bruto do mundo. Ele já passou diversas vezes pelo Brasil, em aeroportos como Guarulhos, Viracopos e até Belém.

Você já viu esse gigante de perto? Conte para nós:

Fábio Passalacqua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *