Conheça o primeiro ATR a voar com prefixo PS no Brasil

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Ao redor do mundo, cada país conta com um ou mais prefixos exclusivos para identificação de aeronaves, seja ela para voos nacionais ou até mesmo para os internacional.

No Brasil, cada aeronave civil é identificada com uma matrícula, composta por um prefixo, podendo ser PP, PT, PR, PU e PS, e também por um sufixo, que é a união de três letras do alfabeto.

O prefixo PS foi o último a ser adicionado, em meados de 2019, cerca de 19 anos após a adição do prefixo PR, adotado no início dos anos 2000.

O primeiro ATR com prefixo PS

A VOEPASS Linhas Aéreas, companhia aérea mais antiga em operação no Brasil, será a primeira no país a utilizar o prefixo PS no ATR, um turboélice bimotor fabricado na Europa.

O ATR 72-600 de número de série 1262, que atualmente possui 7.7 anos de idade, recebeu recentemente as cores da companhia ribeirão-pretana e também a sua nova matrícula brasileira: PS-VPA.

Assim como a maior parte das aeronaves na frota da VOEPASS, o turboélice foi nomeado como Rouxinol, uma ave famosa pelo seu lindo canto e por ser rica em curiosidades.

Além de ser a primeira na ordem da empresa a receber o prefixo PS, o ATR também será o primeiro do modelo no Brasil com o “novo” prefixo.

Confira a rota feita pelo ATR até o Brasil

No dia 22 de outubro de 2022, o ATR 72 partiu de Sófia (SOF), na Bulgária, rumo a Valência (VLC), cumprindo a primeira etapa de seu traslado. Ainda no mesmo dia, a aeronave decolou para Tenerife (TFS), onde pernoitou. Ambas as etapas foram realizadas em cerca de 05h.

De Tenerife, a aeronave partiu para Espargos, Aeroporto Internacional Amílcar Cabral (SID), onde também pernoitou. O trajeto entre o aeroporto localizado no meio do Atlântico e Natal (NAT) foi realizado em 06h30.

Da capital potiguar, o ATR decolou para Ribeirão Preto (RAO), onde está localizada a sede da empresa e onde também recebeu o esquema de cores da VOEPASS. Seu pouso ocorreu por volta de 12:10.

Curiosidade

 Este ATR voava antes como UR-RWB pela Windrose Airlines, companhia sediada em Kiev, na Ucrânia. Ao ser estocado em Sófia (SOF), na Bulgária, recebeu a matrícula OY-YEJ, a mesma utilizada no traslado até o Brasil.

O mesmo também chegou com a colorida identidade visual da companhia ucraniana estampada em sua fuselagem, um movimento interessante para os planespotters.

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *