siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Nossa última viagem foi mágica! Voamos junto com o Marllon entre Campinas e Brasília a bordo do Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas com a caracterização especial do Pato Donald. Hoje, nós vamos lá para a Europa voar na low-cost Vueling de Londres – Gatwick para Roma, na Itália. -> Veja aqui o voo do Pato Donald.
LINHA AÉREA: Vueling / ROTA: LGW-FCO / AERONAVE: A320 EC-LVV / DURAÇÃO: 01h56
Começava uma agitada manhã no Aeroporto de Londres – Gatwick quando eu cheguei para embarcar. Fiz meu check-in nos guichês mesmo e logo me dirigi aos portões de embarque para fotografar o movimento de aeronaves antes de embarcar. O Aeroporto de Gatwick fica a mais de 40 km de distância de Londres e é um dos mais movimentados do Reino Unido. Muitas empresas aéreas low-costs o utilizam e naquela manhã eu voaria no Airbus A320-232 EC-LVV da espanhola Vueling.
O embarque começou dentro do horário previsto e rapidamente eu estava acomodado em meu assento, o 16F. Mal sabia eu que começaria aí uma cansativa saga de atrasos.
O voo estava previsto para partir às 09:30 (local) e por volta das 09:55 as portas ainda não tinham sido fechadas. O comandante do voo informou brevemente que haviam problemas técnicos com a aeronave e que estavam tentando solucioná-los. Os minutos viraram horas e pouco mais de uma hora depois do horário previsto da partida, a tripulação disse que logo iriam dar uma posição sobre o voo. O “logo” foi mais uma hora sem qualquer informação, junto com um vai e vem de mecânicos que entravam e saiam da cabine. As portas foram fechadas e sem qualquer aviso, os motores começaram a girar, mas era um teste de motor!
-> Veja também Bate e volta de LATAM
Quando terminado o teste, as portas foram reabertas e alguns passageiros começaram a questionar os comissários de bordo sobre o que estava acontecendo e se realmente iríamos partir para Roma. As respostas deles eram desencontradas e ou apenas “também não sabemos”.
Duas horas e meia depois do horário previsto de decolagem, com todos embarcados e o mesmo cenário sem informações, o comandante resolveu aparecer dizendo que haviam sido realizados diversos testes para ver se a aeronave estava apta para efetuar o trajeto e quando eu achei que ele diria que o voo seria cancelado, veio a surpresa: sim, o Airbus estava apto.
Portas fechadas, foram iniciadas as instruções de segurança até que o comandante surgiu novamente e disse que um novo problema havia sido identificado e que aguardaríamos um pouco mais. Um balde de água fria! Com quase 3h de atraso, o pushback foi finalmente iniciado. Confesso que fiquei um pouco apreensivo, será que o EC-LVV realmente estava ok para cumprir o voo depois de tantas questões, testes e falta de informações?
Decolamos às 12:25 (local) e logo já estávamos sobrevoando o Canal da Mancha rumo à Itália. Mesmo com todo o atraso, nada foi oferecido aos passageiros como cortesia e as opções do serviço de bordo eram todas pagas. Tomei um chá de menta. Passamos pelos Alpes Suíços e logo voávamos sobre o norte do território italiano. A aproximação foi iniciada por volta das 13:50 (horário de Londres) e tocamos o solo de Roma às 14:21 (Londres) / 15:21 horário de Roma.
Desembarcamos na posição remota, de frente com um Airbus A330-200 da ITA Airways, que ainda vestia as cores da Alitalia, e de um Airbus A321 da Air Senegal. Consegui fotografar dali também dois MD-80s ex-Alitalia abandonados.
O atraso é compreensível, afinal em uma situação como essa é normal que a manutenção aconteça e que se preze pela segurança do voo, mas a tripulação poderia ter lidado melhor com o ocorrido passando melhores informações aos passageiros, mais detalhadas e também ter informado previsões mais precisas e menos desencontrada sobre o possível horário da partida.
One Reply to “Flight Report: Voamos na low-cost Vueling de Londres para Roma”