siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Hoje (25) por volta das 13:50 o tão esperado Airbus Beluga tocou o solo do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e foi recebido com batismo no Hangar da Azul. A aeronave cumpriu o voo 4Y4004 procedente de Fortaleza, onde pousou ontem (24).
A vinda inédita do Beluga ao Brasil mobilizou spotters, curiosos e amantes da aviação de todas as partes do país e várias viajaram alguns bons quilômetros para conseguirem ver o gigante Airbus de perto em sua primeira passagem pelo Brasil e pela América Latina.
-> Leia também: A300 – O primogênito da Airbus
A aeronave de matrícula F-GSTB começou sua jornada em Marselha (França), depois seguiu para Toulouse (França) e começou sua travessia do Atlântico no último dia 23 quando realizou o trecho entre Toulouse e Dakar, no Senegal. O Airbus tocou o solo brasileiro ontem (24) ao pousar no Aeroporto Pinto Martins, na capital cearense, por volta das 15:25 e foi recebido por uma multidão que o aguardava nos arredores do aeroporto. Hoje, o F-GSTB voou até o seu destino final: Campinas, e a recepção não foi diferente. Nós do ONTIME estávamos no Hangar da Azul para recebê-lo, confira mais algumas fotos desse momento histórico na aviação brasileira:
O Beluga veio ao nosso país transportando o primeiro helicóptero ACH160 do Brasil, que inclusive estará em exposição na LABACE 2022. Veja mais detalhes do helicóptero aqui: Conheça o ACH160.
Sobre o Airbus Beluga
- A300-600ST
Com um dos porões de carga mais volumosos disponíveis atualmente no mercado, os Airbus Beluga oferecem uma maneira única de transportar carga aérea de grandes dimensões.
O sistema de carregamento de carga do convés principal semiautomatizado do Beluga garante o manuseio fácil e eficiente de cargas úteis.
Visando minimizar o tempo de operação em solo, novas técnicas e equipamentos de carregamento estão sendo desenvolvidos, incluindo um On-Board Cargo Loader (OBCL) automatizado para missões onde uma plataforma de carga/descarga não está disponível no aeroporto de origem ou destino.
Em seu cockpit, controles para um módulo de aquecimento transportável que pode ser instalado no compartimento de carga do convés principal estão incluídos nas atualizações. Este módulo fornece condições de temperatura controlada para cargas sensíveis transportadas pelo BelugaST, incluindo satélites e até pinturas.
-> Viaje junto com a gente: ONTIME Flight Report
- Beluga XL (A330)
A nova versão do Beluga é o A330-743XL, uma variação do jato widebody da Airbus. O mesmo entrou em serviço em 2020 com a função de substituir gradativamente o A300-600ST Super Transporter, também conhecidos como BelugasST que operam para as necessidades de transporte aéreo industrial da fabricante desde meados da década de 1990.
O BelugaXL incorpora elementos recém-desenvolvidos, incluindo seu cockpit rebaixado, uma estrutura de compartimento de carga altamente ampliada e seção traseira modificada.
Com o tamanho de sete metros mais longo e um metro mais largo que seu antecessor, o BelugaXL oferece 30% de capacidade extra de transporte. Como exemplo, um BelugaXL pode acomodar duas asas de jatos A350, enquanto o BelugaST só consegue transportar uma.
Com uma carga útil máxima de 51 toneladas, o BelugaXL tem um alcance de 4.000 km (2.200 nm). O mesmo está equipado com dois motores Trent 772B da Rolls Royce.
Beluga no Hangar da Azul
Em Viracopos, o Beluga foi recebido no hangar da Azul, conforme mencionamos. O hangar, um dos maiores e mais modernos da América Latina, tem hoje cerca de 360 tripulantes que atuam em três linhas de manutenção ativas: duas responsáveis pelos checks completos nas aeronaves A320, A321 e A330 (NEO/CEO), e outra dedicada à instalação de wi-fi e Tv a bordo nas aeronaves.
As linhas de manutenção, por sua vez, atuam em duas frentes: a manutenção pesada que acontece dentro de um período de tempo, calendário, horas voadas e pousos, e as paradas especiais. A primeira acontece quando uma aeronave precisa passar por um heavy check, ou seja, uma manutenção técnica de maior complexidade por conta do tempo voado do avião, pela quantidade de pousos realizados ou até mesmo pelas horas de voo já cumpridas. Já a linha dedicada por cuidar da frota nas chamadas paradas especiais realiza tarefas não programadas quando, por exemplo, há a necessidade de uma troca no motor de um avião ou de execução de recuperação estrutural da aeronave.
O Hangar de Campinas está apto a realizar paradas especiais de todos os aviões da frota, mas as manutenções pesadas contemplam apenas os modelos A320 e A330.
“O hangar tem um significado muito especial para a Azul, pois é um espaço onde nós não só estacionamos as nossas aeronaves para vistorias, como também realizamos diversas tarefas das mais diferentes complexidades. Em mais de dois anos de operação, o nosso hangar cresceu não só em número de Tripulantes, mas também em tarefas, que só foram possíveis pela estrutura e modernidade que implantamos. Receber uma aeronave do tamanho e do porte do Beluga e ceder as instalações para montagem de um dos modernos helicópteros já lançados demonstra a qualidade e importância do nosso espaço”, destaca Flávio Costa, vice-presidente Técnico da Azul.
Hangar da Azul em números
· 35.000 m² de área
· 335 Tripulantes
· 7 oficinas
· 4 aeronaves modificada para Cargo Classe F
· 32 instalações de Wi-Fi / STV a bordo (23 Airbus e 9 E2)
· 58 heavy checks
· 267 minor checks alterar o número de minor checks
· 329 mil horas de serviço
Informações: Azul Linhas Aéreas.
Veja os próximos horários do Beluga no Brasil
Alguns o acham bonito, outros feio, mas o fato é que ele chamou atenção de muita gente e todos querem ver o Beluga. Confira os horários do voo de volta da aeronave para a França. Lembramos que estes horários podem sofrer alterações:
27/07 -> O Beluga está previsto para decolar de Viracopos às 09:00 (local) e pousar em Fortaleza às 12:55 (local). Após reabastecer, o Airbus decola rumo a Dakar às 14:25 (local).
Veja fotos de outro ângulo registradas pelo spotter Carlos Eduardo: Chegada do Beluga em Fortaleza
Você viu o Beluga aqui no Brasil? Mande sua foto ou vídeo para nós!