siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Ontem (27), a Lufthansa divulgou que irá retomar os voos com seus Airbus A380s. A companhia conta com oito deles em sua frota e todos estão estocados na Espanha, desde o início da pandemia do Covid-19.
O anúncio foi, de certa forma, uma surpresa para o mundo da aviação, uma vez que o CEO da empresa, Carsten Spohr, comentou anteriormente que havia grande probabilidade do A380 jamais voltar a voar pela Lufthansa.
A companhia antes da pandemia possuía 14 A380s e todos eles foram para armazenamentos de longo prazo nos aeroportos de Tarbes, na França, e Teruel, na Espanha. Ao longo desses dois anos, a empresa foi se desfazendo permanentemente de alguns e restaram oito na frota. Ainda não se sabe ao certo quantos deles serão reativados e a Lufthansa está analisando tal questão. A operadora também estuda quais seriam as rotas que os gigantes seriam escalados.
Em agosto de 2021, Spohr comentou “O A380 obviamente não irá voltar (a voar)”. No mês passado, ele disse que “seria o homem mais feliz do mundo” se a demanda forçasse a aérea reativar os A380s e foi o que aconteceu. No comunicado, a Lufthansa revelou que a decisão foi tomada por conta do forte crescimento da demanda e busca por viagens. Isso se soma aos atrasos nas entregas do Boeing 787-9 e do Boeing 777X.
Agora, a Tarmac Aerosave irá aos poucos “acordar” os gigantes estacionados em Teruel e a previsão é de que eles voltem a voar no verão de 2023 (Hemisfério Norte).