A ATR, líder mundial em aviação regional, segue estimulando a implementação da Navegação Baseada em Desempenho (PBN) e o uso de tecnologia de bordo via satélite em todo o mundo, capacitando e fornecendo segurança de voo e benefícios operacionais nas regiões atendidas por suas aeronaves.
Como parte desta iniciativa, Patrick Ky, Diretor Executivo da European Union Aviation Safety Agency (EASA), visitou recentemente as instalações da ATR em Cingapura. A visita ocorreu no contexto de um projeto patrocinado pela União Europeia que trabalha em conjunto com as autoridades da Indonésia para ampliar a implementação do PBN.
A ATR contribui para o projeto fornecendo experiência, incluindo Instrutores de Voo da pro fabricante e o uso de simuladores de voo completos. Além disso, os treinadores trabalham com os instrutores de voo das companhias aéreas indonésias como parte de uma iniciativa de “treinar os treinadores”, para aproveitar ao máximo a tecnologia disponível.
“A Navegação Baseada em Desempenho é um aumento significativo na segurança de voo, além da melhoria do desempenho operacional e das reduções de queima de combustível. Nós, da ATR, estamos trabalhando em estreita colaboração com a AESA e outras autoridades globais para promover sua implantação. Em todo o mundo, nossas operadoras estão fornecendo conectividade essencial às comunidades. A Navegação Baseada em Desempenho garante que essas companhias aéreas atendam aos mais altos padrões de excelência operacional, melhorando continuamente a segurança e a sustentabilidade dos voos”, disse Stefano Bortoli, CEO da ATR
A Navegação Baseada em Desempenho permite que as aeronaves voem em uma trajetória de voo projetada com o piloto automático ativado, transformando uma abordagem visual em uma abordagem instrumentada.
Abordagens em dois aeródromos já estão publicadas (Bajawa e Larantuka), uma terceira está na fase final (Atambua), e a cooperação segue junto à AESA e a DGCA da Indonésia para que mais abordagens sejam publicadas até o final de 2022.
Saiba mais sobre a ATR
A ATR é a fabricante de aeronaves regional número um do mundo, com suas aeronaves ATR 42 e 72, as aeronaves mais vendidas no segmento de mercado de menos de 90 assentos. A visão unificadora dos 1.400 funcionários da empresa é ajudar a todos, não importando onde estejam no mundo, porém se conectando e se desenvolvendo de maneira responsável.
Graças à eficiência da tecnologia turboélice e aos benefícios do foco da empresa na inovação contínua, as aeronaves ATR abrem mais de 100 novas rotas todos os anos, queimam até 40% menos combustível e emitem até 40% menos CO2 do que os jatos regionais. Por todas essas razões, as aeronaves ATR foram escolhidas por cerca de 200 empresas em 100 países ao redor do mundo. A fabricante é uma joint-venture entre Airbus e Leonardo.
No Brasil, os turboélices são operados pela Azul Linhas Aéreas, VOEPASS Linhas Aéreas, Total Linhas Aéreas, Omni Táxi Aéreo e pela Imetame, sendo o único ATR de operador privado no país.