GOL Voo inaugural 15 de janeiro 2001 Boeing 737-700

23 anos: GOL revive seu voo de inauguração com primeiros tripulantes e funcionária a bordo

Nesta segunda-feira (15), a GOL Linhas Aéreas está completando 23 anos de história. A companhia aérea, que foi a primeira a nascer sob o conceito de baixo custo e baixa tarifa (low cost e low fare), comemorou o aniversário de atividades de uma maneira especial. Na ocasião, A GOL realizou um voo especial com o primeiro comandante da empresa, o mesmo que realizou o voo inaugural em 2001.

A rota também não poderia ser diferente. Naquele 15/01/2001, o Boeing 737-700 da GOL de matrícula PR-GOE, com a tripulação do comandante Grabler, decolava às 06h56 da manhã de Brasília com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Neste dia, 15/01/2024, nos 23 anos da companhia, o voo contou novamente com o comandante Grabler e, em sua tripulação, a comissária Rosangêla, que também faz parte da empresa desde a sua fundação.

O trecho tão conhecido pela tripulação (Brasília-Congonhas) era realizado com o Boeing 737-800 de matrícula PR-GXI, que ostenta uma pintura especial da Smiles. A bordo também estava Nazaré Sousa, funcionária 001 da empresa, que entrou como secretária e hoje gerencia o Instituto GOL – este voltado para ações sociais e sustentabilidade da empresa.

Tripulação GOL Voo Brasília São Paulo Congonhas

Á esquerda, a comissária Rosângela; ao centro, Nazaré Sousa e à direita o comandante Grabler. Foto: Gabriel Melo/Ontime Aviation.

Como parte já da vida do comandante Grabler, sua filha Eduarda que viria a nascer no dia seguinte ao primeiro voo da GOL em 2001, também estava a bordo deste voo especial. O comandante carregou consigo a responsabilidade de iniciar a trajetória de sucesso da então primeira companhia low cost e low fare do Brasil, momento este que viria também a ser coroado com o nascimento de sua filha um dia depois.

Operando o voo 1427, a companhia realizou na manhã desta segunda-feira (15) algumas homenagens para os três importantes funcionários que, com amor e fé, dedicaram seus 23 anos para tornar o que a GOL é nos dias atuais. Com speeches especiais, iniciamos o voo de comemoração com o emocionante discurso do comandante.

Comandante Grabler e sua filha Eduarda
Foto: Arquivo pessoal

“Hoje, em comemoração aos 23 anos da companhia, eu faço o mesmo trajeto da viagem inaugural com a presença especial da minha filha Eduarda que, neste mesmo dia, estava pronta para vir ao mundo. Assim como no dia 15 de janeiro de 2001, numa segunda-feira às 06h56, hoje não foi diferente. Fechamos as portas no mesmo horário com destino à Congonhas, em São Paulo.”

Grabler também ressaltou a importância da GOL para a aviação brasileira e como a chegada da empresa popularizou o transporte aéreo com tarifas mais acessíveis e facilidade de compra, além de um serviço mais simples. Foto: Gabriel Melo/Ontime Aviation.

“Ali começava um novo capitulo da história da aviação do país que fez com que tantos brasileiros pudessem viajar de avião, diminuindo a distância pelo Brasil e o mundo. Permanecer na GOL por todos esses anos trouxe muitas alegrias e fazer parte da história da empresa, vendo decolar tantos sonhos pessoais e profissionais, fez este dia um novo capítulo desta linda viagem.”

A comissária Rosangêla, visivelmente emocionada desde a preparação do voo, também foi homenageada. Ela esteve na empresa desde antes do primeiro voo. A bordo do voo especial dos 23 anos, também estava Nazaré Sousa, que é a funcionária com a matrícula mais antiga da empresa de matrícula (001). Ela conta que não tinha planos de entrar para a aviação até conhecer a GOL.

“Eu não era da aviação, mas já trabalhava com o grupo no segmento rodoviário e era um desafio por que era um mundo novo, ou seja, outra cultura, outra forma de trabalhar. Mas foi um desafio muito gostoso porque o empenho e a dedicação de cada um transformava nossos dias bastante corridos em dias de satisfação.”

Perguntada se imaginava que a GOL pudesse chegar e se tornar o que é hoje, Nazaré revela:

“Nós não tínhamos essa noção, mas um sonho que era familiar tornou-se algo de todos nós que estávamos naquele início acreditando que daria certo e, Graças a Deus, estamos aqui hoje comemorando. Somos o ‘Time de Águias’ como nos chamamos e é uma emoção muito grande para gente.”

Ao longo do voo, foram sorteados presentes para os passageiros em comemoração aos 23 anos da GOL. Na ocasião, foram sorteados um par de passagens aéreas para qualquer destino operado pela empresa e 23 mil milhas da Smiles, além de um copo térmico para um passageiro acomodado no assento 23A.

Tripulação GOL 23 anos

O serviço de bordo contou também um bolinho de cenoura com chocolate, além de snacks e uma barra de chocolate acompanhado de bebidas tradicionais. Sob aplausos, o Boeing 737-800 pousou em Congonhas por volta das 08h42, revivendo a rota que foi o início de um sonho para os milhares de funcionários e tripulantes da famosa ‘laranjinha’.

Atualmente, a GOL é uma das maiores empresas do país, oferecendo um serviço simples em elo com o atendimento mais humano como é um dos pilares da empresa. A companhia enfrentou a desconfiança de um novo conceito adotado no país e fez milhões de brasileiros viajarem pela primeira vez, uma marca registrada da empresa.

GOL Linhas Aéreas na história

2001

  • A história da “laranjinha” começa no ano de 2001, quando a companhia aérea foi fundada por Constantino de Oliveira Jr., com o objetivo de oferecer tarifas mais baixas e serviços simplificados em comparação com as companhias aéreas tradicionais.
  • O primeiro voo comercial da GOL Linhas Aéreas ocorreu em 15 de janeiro de 2001, às 06h56, quando um Boeing 737-700 de matrícula PR-GOE ligou as cidades de Brasília e São Paulo.
  • Ainda em 2001, a Gol Linhas Aéreas revolucionou a aviação comercial brasileira ao eliminar a emissão do bilhete tradicional, em papel, e lançar o código de reserva (localizador), facilitando a vida dos clientes e garantiu redução no preço das passagens.

2002

  • Em 17 de março, a companhia aérea iniciou as suas operações na ponte aérea Rio de Janeiro – São Paulo uma das rotas mais concorridas do país.
  • No mesmo ano, a empresa recebeu o seu primeiro Boeing 737-800 Next Generation, que oferece alta eficiência operacional e ainda mais segurança, conforto e adaptação às rotas longas.

2003

  • Em dezembro de 2003, a GOL Linhas Aéreas inaugurou os seus voos noturnos, apelidados na época de Corujões. De acordo com a própria empresa, desde a sua criação, a iniciativa tem conquistado sucesso ao atingir ocupação média de 90%.
  • Outra grande novidade divulgada em 2003 foi o lançamento do check-in feito pela internet, onde passageiros adastrados no site da companhia aérea e viajando apenas com bagagem de mão já podiam utilizar o serviço com até três horas de antecedência do voo.

2004

  • Em novembro de 2004, a Gol Linhas Aéreas realizou uma oferta pública inicial de ações (IPO) e tornou-se uma empresa de capital aberto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).
  • Em 22 de dezembro do mesmo ano, a “laranjinha” deu início às suas rotas internacionais, com um voo que decolou de São Paulo rumo a Buenos Aires, na Argentina.

2005

  • O Boeing 737-800 Next Generation, prefixo PR-GOZ, passou a compor a frota da GOL, trazendo a tecnologia inédita do winglets que proporciona melhor desempenho na decolagem, além de permitir voos mais longos e economizar combustível.

2006

  • No dia 30 de julho de 2006, o Short Field Performance, variação do modelo 737-800 construído pela Boeing a pedido da própria GOL, passou a fazer parte da frota da companhia aérea. O pacote de perfomace mais eficiente foi desenvolvido em conjunto com a fabricante norte-americana, e o primeiro avião recebeu a matrícula PR-GTA e o nome de ‘Time de Águias’.

2007

  • Em 28 de março de 2007, a GOL adquiriu ativos da Varig, incluindo rotas e slots e, assim, consolidando sua posição no mercado doméstico e internacional.
  • Em 10 de fevereiro do mesmo ano, pela primeira vez na história da aviação nacional, um Boeing 737-800 equipamento com a tecnologia Short Field Performance (SFP) pousava no Aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro.
  • Ainda em 2007, Elisa Rossi tornou-se a primeira mulher a pilotar uma aeronave da GOL. Na época, Elisa estava na companhia há três anos e meio e tinha 8.500 horas de voo.

2009

  • Em 2009, a GOL Linhas Aéreas recebeu da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) a certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), reconhecida como o padrão mundial para avaliação do gerenciamento da segurança operacional e de controle das empresas aéreas.

2011.

  • Em junho do mesmo ano, a companhia aérea colocou em operação o modelo Boeing 737-800 Short Field Performance Sky Interior, que conta com um moderno sistema iluminação e arquitetura.

2012

  • Em 2012, a empresa passava por mudanças em sua administração quando o então presidente e fundador da companhia, Constatinho de Oliveira Jr deixava o cargo para se tornar presidente do Conselho Administrativo da empresa. Para seu lugar, Paulo Kakinoff assumia como CEO e Presidente da GOL, dando início a uma grande reformulação da empresa.
  • No mesmo ano, a companhia aérea anunciou a compra de 60 aeronaves 737 MAX 8 da Boeing, que futuramente seriam entregues a partir de 2018.

2013

  • Boeing e Gol Linhas Aéreas iniciam parceria para acelerar a pesquisa, o desenvolvimento e a aprovação de novas fontes de biocombustível sustentável para aviação no Brasil.
  • A GOL passa a ser a transportadora oficial das seleções brasileira de futebol, a parceria foi oficializada pouco antes da disputa da Copa das Confederações que seria disputada no Brasil. A primeira aeronave com as cores do Brasil foi apresentada para celebrar a nova parceria, que existe até os dias de hoje com três aviões tematicos.

2014

  • Em 2014, a Gol Linhas Aéreas e a Air France-KLM anunciaram uma parceria estratégica para a expansão dos voos de codeshare, com benefícios para os clientes de ambas as companhias.

2016

  • No mesmo ano, a companhia aérea realizou o primeiro voo comercial da América do Sul com Wi-Fi a bordo. Esse voo histórico decolou de Congonhas no dia 04/10/16, às 10h45, com destino à Brasília.

2018

  • Com decolagens de Brasília e Fortaleza, a GOL Linhas Aéreas anunciou os novos voos diretos para Miami e Orlando, nos Estados Unidos, que tiveram suas operações iniciadas em 4 de novembro. A chegada das aeronaves 737 MAX 8, modernas e equipadas com tecnologia de última geração, possibilitou o início da nova rota internacional.
  • Em 2018, O Boeing 737 MAX 8, considerada uma das aeronaves mais modernas do mundo, ingressou para a frota da empresa, sendo o primeiro de matrícula PR-XMA.

2020

  • Como outras companhias aéreas, a Gol Linhas Aéreas enfrentou desafios significativos devido à pandemia de COVID-19 em 2020, resultando em uma redução temporária de voos e operações.
  • No mesmo ano, a companhia aérea foi a primeira do mundo a recolocar o modelo Boeing 737 MAX para voar após a sua liberação, o que representou o início da renovação da frota da empresa, com as aeronaves mais modernas e eficientes do mundo além de encomendas para a maior versão do 737 já construída, o MAX 10.

2021

  • A companhia aérea começou a se recuperar em 2021 com a retomada gradual das viagens aéreas, ajustando sua malha de voos conforme a demanda aumentava.
  • Em continuidade ao seu plano de renovação da frota, em janeiro de 2021 a Gol Linhas Aéreas recebeu novas aeronaves. A primeira aeronave recebida tem o prefixo PR-XMM, tornando-se a oitava deste modelo na atual frota.
  • Gol realiza primeiro voo carbono neutro do Brasil – Em parceria com a MOSS, a GOL realizou o primeiro voo carbono neutro do Brasil.

2022

  • A partir de 1º de novembro de 2022, a Gol e Aerolíneas Argentinas passaram a oferecer check-in dedicado e flexibilidade de mudança no mesmo dia para os voos entre Aeroparque e Guarulhos, sem custo adicional.
  • A partir de 1º de julho do mesmo ano, Celso Ferrer, até então COO, assumiu o comando executivo da Companhia. Paulo Kakinoff, há 10 anos como CEO da GOL, passaria a integrar o Conselho de Administração da empresa, aportando sua ampla experiência e visão profunda do negócio adquirida depois de uma década ocupando o seu mais alto posto executivo.
  • Surge a Abra, empresa que passaria a controlar as operações da GOL e da Avianca em um só grupo porém com operações separadas.
  • A companhia apresentou uma parceria exclusiva com o Mercado Livre, utilizando inicialmente seis aeronaves Boeing 737-800 cargueiros convertidos.
  • Dando continuidade a nova abordagem de marketing, a GOL personalizou uma aeronave Boeing 737 MAX 8 com o tema de Harry Potter em alusão a parceria com a Orlando Resorts.
  • A GOL reintegra o Smiles em sua administração, e passa a reforçar o elo entre as empresas com diversas campanhas de publicidade e aeronaves tematicas.

2023

  • Em 2023, a companhia aérea recebeu autorização para utilizar Navegação Digital pela ANAC a fim de garantir mais eficiência e segurança nas operações, valorizando o tempo de passageiros e ganhos significativos para o meio ambiente.
  • Em julho, a GOL celebrou em parceria com a Mauricio de Sousa produções, os 60 anos da Turma da Mônica com uma grande festa e uma aeronave totalmente personalizada.
  • Fortalecendo seu compromisso de ser mais eficiente e zerar suas emissões de carbono, a companhia personalizou um Boeing 737 MAX todo na cor verde para conscientizar sobre as emissões de carbono na atmosfera.
Gabriel Melo

Comissário de bordo formado, jornalista em formação e apaixonado por este universo chamado aviação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *