Airbus A330MRTT conclui o primeiro voo de teste com combustível sustentável em ambos os motores

siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Imagem: Airbus

A Força Aérea Real, a Airbus e outros parceiros da indústria realizaram o primeiro voo 100% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) do mundo usando uma aeronave militar em serviço. É também o primeiro voo 100% SAF de qualquer tipo de aeronave realizado no espaço aéreo do Reino Unido.

Uma RAF Voyager – a variante militar do avião comercial Airbus A330 – tomou os céus acima da RAF Brize Norton em Oxfordshire, Inglaterra, na quarta-feira alimentada completamente por 100% de combustível de aviação sustentável em ambos os motores, abrindo caminho para uma variedade de possibilidades para o futuro das aeronaves militares voadoras.

O voo foi um esforço conjunto entre a RAF, o fabricante de aeronaves Airbus, a agência de Equipamentos e Suporte de Defesa do Ministério da Defesa do Reino Unido, a empresa britânica de leasing de aeronaves AirTanker e o fabricante de motores Rolls-Royce, com o combustível fornecido pela Air bp.

Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space, disse: “Falencial ao nosso propósito de ‘pioneering aeroespacial’, de bom grado apoiamos a Royal Air Force neste voo de teste de combustível sustentável. Elogio nosso cliente do Reino Unido por essa conquista, que ajuda a pavimentar o caminho para uma redução sustentável das emissões de carbono de nossas frotas de aeronaves militares. Os engenheiros da Airbus fizeram uma contribuição significativa para esta missão da RAF, fornecendo experiência no terreno nas últimas semanas e garantindo as necessárias licenças de voo militar do Ministério da Defesa.”

Imagem: Airbus

O combustível de aviação sustentável – que é feito de matérias-primas sustentáveis baseadas em resíduos, neste caso óleo de cozinha usado – reduz as emissões de carbono do ciclo de vida em até 80% em comparação com o combustível convencional que substitui, diminui a dependência da RAF das cadeias de suprimentos globais e melhora a resiliência operacional, reduzindo a necessidade de reabastecimento de combustível.

Como diferentes abordagens se adequarão a diferentes plataformas e ambientes, uma variedade de opções de combustível alternativo está sendo analisada para garantir que o Reino Unido esteja na vanguarda dessa tecnologia em desenvolvimento.

O voo de volta de 90 minutos da RAF Brize Norton, voado por uma tripulação combinada de teste de voo da Airbus, RAF e Rolls-Royce, replicou uma saída de reabastecimento ar-ar e foi testemunhado por representantes seniores da RAF e da indústria. A RAF disse que demonstrou o potencial de sua capacidade operacional futura, garantindo a capacidade de contribuir para a defesa do Reino Unido onde e quando necessário.

O piloto experimental de teste e capitão do voo, Jesus Ruiz, disse: “Do ponto de vista da tripulação, a operação SAF era ‘transparente’, o que significa que nenhuma diferença foi observada operacionalmente. O Plano de Teste foi exaustivo e robusto e nos permitiu comparar o SAF com o JET1 culminando em um voo sem uma única gota de combustível fóssil. O trabalho em equipe foi um contribuinte fundamental, uma experiência harmonante da Airbus, Rolls-Royce e da RAF. Sentimo-se muito orgulhosos de ser uma pequena parte desse grande passo para a aviação sustentável.”

Informações: Airbus

Guilherme Dotto

Amante da aviação desde pequeno, nascido em Ribeirão Preto, spotter e viajante desse mundão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *