siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
O Gulfstream G650 é um jato executivo de grande cabine e alta velocidade, fatores que o classificam como alto padrão na aviação executiva.
Sendo um dos carros-chefe da norte-americana Gulfstream, o jato introduzido em 2008 voa mais rápido, por mais tempo e de forma mais confortável, elevando sua excelência e sofisticação.
O G650 pode transportar até 19 passageiros em voos de até 7,000 milhas náuticas (8,055 milhas / 12,964 KM). Isso significa que o jato pode ligar Dubai a Nova York, assim como partir de Londres e voar sem escalas para praticamente qualquer aeroporto do mundo.
A velocidade máxima de cruzeiro do Gulfstream G650 chega a 516 nós (aproximadamente 955 km/h), podendo voar em uma altitude máxima de 51.000 pés.
O jato está equipado com dois motores Rolls-Royce BR725 com 16,900 libras de empuxo cada. O seu peso máximo de decolagem é de 99,600 libras, com capacidade de pousar com um peso máximo de 83,500 libras. Nesse peso total, o Gulfstream pode conter até 44,200 libras de combustível em seus tanques.
Para os passageiros, em voos muito longos, o G650 é capaz de fornecer camas totalmente planas para os passageiros. Todos os assentos podem ser convertidos em camas, proporcionando melhores condições e momentos para os viajantes.
O mesmo ainda conta com conectividade Wi-Fi, uma TV de tela plana de 42 polegadas, monitores de vídeo e amplas instalações de cozinha.
Para a tripulação, a cabine de comando é composta por equipamentos de mais nova tecnologia, que reduzem a carga de trabalho do piloto e aumentam a segurança.
Além disso, o Gulfstream possui um cockpit com ampla tecnologia. As atualizações de segurança e desempenho incluem certificação de abordagem íngreme e Enhanced Flight Vision System (EFVS). Isso permite que operações sem visão natural em condições de baixa visibilidade sejam realizadas.
Um Gulfstream G650 novo pode chega a custar cerca de $70 milhões. Já o custo do G650 usado está na faixa de US$ 35 milhões, tomando como exemplo uma aeronave fabricada em 2014, com horas razoáveis e histórico de manutenção excelente.
Fotos: Gulfstream