siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
A Jet Airways, companhia aérea indiana com sede em Mumbai, está retomando suas atividades depois de mais de três anos parada. A empresa optou por recomeçar as suas operações com o modelo Airbus A320neo, mudando a dinâmica da frota anteriormente utilizada pela empresa que majoritariamente composta por aeronaves Boeing.
A foto do primeiro avião após a sua reestruturação começou a circular nas redes sociais recentemente. O Airbus A320neo, que possui apenas 6 meses de idade, passou pelo processo de pintura no aeroporto de Maastricht-Aachen (MST), na Holanda, onde recebeu as cores da companhia indiana, porém ainda continua com a matrícula do lessor.
Este A320neo que futuramente voará pela Jet Airways seria originalmente entregue à a companhia aérea russa S7 Airlines, onde voaria como VQ-BHS. Por conta das sanções impostas à Rússia após o início do conflito com a Ucrânia, diversas empresas aéreas de bandeira russa tiveram suas encomendas com as fabricantes ocidentais.
+LEIA TAMBÉM: Azul define o primeiro destino do Airbus A350; saiba qual
História da Jet Airways
Lançada em 1993, a Jet Airways cresceu e se tornou uma das maiores companhias aéreas na Índia. O famoso slogan “The Joy of Flying” tornou-se sinônimo da Jet Airways e de seus produtos e serviços.
A Jet Airways acabou voando para mais de 65 destinos na Índia e em todo o mundo, incluindo Europa, Oriente Médio, Sudeste Asiático e América do Norte, com hubs em Mumbai, Delhi, Bangalore e gateways em Amsterdã, Paris, Londres e Abu Dhabi . Operou 124 aeronaves de fuselagem estreita e de fuselagem larga em quase 1.000 rotas domésticas e internacionais, antes de suspender as operações em abril de 2019 devido a dificuldades financeiras.
A empresa passou por um processo de resolução de insolvência corporativa sob as Leis de Insolvência e Falência (indianas) em abril de 2019. Após várias rodadas de licitação, o Consórcio Jalan-Kalrock emergiu como o requerente de resolução bem-sucedido da Jet Airways em junho de 2021, dando à companhia aérea um novo vida e pavimentando o caminho para o seu renascimento.
O AOC (Certificado de Operador Aéreo) da Jet Airways foi revalidado em 20 de maio de 2022, permitindo que a companhia aérea retomasse as operações comerciais.