Na tarde desta quarta-feira (28), os mais novos F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), caça multiuso fabricado pela empresa aeroespacial Saab, da Suécia, decolaram de Navegantes (NVT), em Santa Catarina.
Os F-39E, que receberam os designativos FAB4103 e FAB4104, decolaram por volta de 16:15 para Gavião Peixoto, cidade localizada no estado de São Paulo onde está localizado o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Flight and Test Centre – GFTC), na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).
Em Gavião Peixoto, pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab executam ensaios em voo até que as aeronaves estejam prontas para receber o certificado militar. O documento é uma espécie de licença inicial de operação. Finalizada esta fase, os caças serão transferidos para a Base Aérea de Anápolis, onde passam pelas etapas finais de entrega e início da operação pelo Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).
Navio com os novos caças F-39 Gripen da FAB chega a Navegantes
Na manhã do último domingo (25), uma embarcação com as duas unidades do moderno Gripen da FAB chegou no porto de Navegantes, em Santa Catarina.
Após serem descarregados, os caças foram transportados até o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder (NVT), onde foram montados e preparados para voo. A operação envolveu dezenas de militares da FAB, além da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Guarda Municipal de Navegantes e Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC). A missão ainda contou com a participação da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Prefeitura Municipal de Navegantes, Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (NAVETRAN) e Receita Federal.
Finalizado o deslocamento, as aeronaves passaram por uma série de procedimentos necessários para que pudessem decolar. Os trabalhos incluíram a instalação de assento ejetável e de kit sobrevivência, abastecimento e preparo de acionamento em solo.
F-39 Gripen na frota da FAB
Atualmente, a Força Aérea Brasileira já possui três unidades do F-39 Gripen em sua frota, que ainda se encontram em fase testes e adaptações.
O primeiro Gripen, entregue à FAB em setembro de 2020, recebeu a matrícula FAB4100. O mesmo possui um esquema visual diferente dos demais caças, com a bandeira nacional estampada no estabilizador vertical.
Já em abril deste ano, mais dois caças suecos F-39 chegaram ao Brasil. Já com as cores padronizadas, os Gripen da FAB receberam as matrículas FAB4101 e FAB4102.
O Gripen é reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada. O caça é utilizado por diferentes Forças Aéreas em todo o mundo como vetor responsável pela soberania e proteção dessas nações.