A Força Aérea Americana confirmou hoje que planeja revelar o B-21 Raider na primeira semana de dezembro durante uma cerimônia de apresentação organizada e patrocinada pela Northrop Grumman Corporation em suas instalações de produção em Palmdale, Califórnia.
O B-21 é um bombardeiro furtivo de ataque penetrante, de longo alcance e alta capacidade de sobrevivência que substituirá gradualmente os bombardeiros B-1 e B-2, tornando-se a espinha dorsal da frota de bombardeiros da Força Aérea dos EUA.
“A apresentação do B-21 Raider será um momento histórico para nossa Força Aérea e para a nação. Apresentamos um novo bombardeiro pela última vez há mais de 30 anos. olhe para oameaças representadas pelo nosso desafio de ritmo; devemos continuar a nos modernizar rapidamente. O B-21 Raider fornecerá capacidade de combate formidável em uma série de operações em ambientes altamente contestados do futuro”, disse o Chefe do Estado Maior da Força Aérea, Gen. CQ Brown Jr.
O Departamento da Força Aérea está investindo na capacidade de ataque de longo alcance da aeronave como parte de seus sete Imperativos Operacionais à medida que desenvolve as comunicações avançadas, sensores e uma ampla combinação de armas e sistemas de apoio necessários para deter nossos adversários e prevalecer em combate.
Deverão ser investidos em ataques de longo alcance em um ambiente altamente contestado, integrando o bombardeiro B-21 com comunicações avançadas, sensores, e uma ampla mistura de armas e sistemas de apoio.
Após o lançamento, o programa B-21 continuará sua rigorosa campanha de testes com uma equipe combinada de profissionais do Centro de Testes da Força Aérea, Centro de Teste e Avaliação Operacional da Força Aérea e Northrop Grumman. Seu trabalho verificará o desempenho e identificará áreas de melhoria para o sistema de armas.
“O programa B-21 é um exemplo poderoso da longa experiência dos Estados Unidos no campo de tecnologia militar avançada por meio de uma base industrial de defesa inovadora, adaptável e eficiente. A força Aérea tomou a decisão no início da vida do programa para tornar a produção da aeronave de teste de voo representativa, o que está pagando dividendos à medida que olhamos para o primeiro voo”, disse Andrew Hunter, secretário assistente da Força Aérea para Aquisição, Tecnologia e Logística.
O sistema de armas B-21 é fabricado sob o contrato da Força Aérea com a Northrop Grumman e projetado com uma arquitetura de sistemas abertos, permitindo a rápida inserção de tecnologias maduras e permitindo que a aeronave permaneça eficaz à medida que as ameaças evoluem ao longo do tempo.
Informações: USAF