Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Na medida que o Aeroporto de Londres Heathrow (LHR), suas companhias aéreas e controladores de tráfego aéreo buscam minimizar o ruído durante o enterro do funeral da Rainha Elizabeth II, a British Airways cancelará em seu principal aeroporto cerca de 100 voos na segunda-feira (19), além de várias alterações de horários ao longo do dia.
O principal HUB do Reino Unido esclarece que os aviões poderão ficar em espera no solo por diferentes períodos do dia ao longo da segunda-feira (19), o que deve alterar em cerca de 15% os horários dos voos previstos para essa data.
Além disso, um período de silêncio de dois minutos será observado ao final do funeral, durante o qual não haverá movimentos de aeronaves entre 11h40 e 12h10, e não haverá chegadas por 35 minutos a partir das 13h45 durante a procissão do carro fúnebre da Rainha.
À medida que o corteja se aproximar do Castelo de Windsor para o enterro da ex-monarca, as decolagens serão proibidas por uma hora e quarenta minutos a partir das 15h05, permanecendo limitadas até às 21h00, horário previsto do término da cerimônia de sepultamento.
A British Airways informou que os passageiros com reservas nos voos afetados poderão alterar os bilhetes sem custos ou ainda solicitar um reembolso integral. Segundo o mesmo porta voz, nenhum voo de longo curso está entre as operações canceladas.
LEIA TAMBÉM: Em memória: veja as aeronaves já utilizadas para o transporte da Rainha Elizabeth II e a passagem dela no Brasil
Adicionalmente, o Aeroporto de Londres Heathrow (LHR) solicitará um minuto de silêncio aos viajantes que por ali transitarem às 20h00 de domingo (18). O Aeroporto ainda transmitirá o funeral nas telas dos Terminais na segunda-feira, quanto todas as empresas e serviços não essenciais estarão fechados.
Em nota as companhias aéreas do Reino Unido disseram:
“Como sinal de respeito à Sua Majestade Rainha Elizabeth II, no dia de seu funeral de estado, reduzimos nossa programação e reprogramamos alguns voos a partir de Heathrow para garantir que os céus estejam calmos em momentos certos”.
LEIA TAMBÉM: O último voo da rainha: corpo de Elizabeth II chega em Northolt a bordo de um Boeing C-17
Informações: Airways Magazine