As férias escolares de julho no Brasil estão chegando e a alta temporada de verão no Hemisfério Norte também. Com isso o setor do turismo experimenta um aumento nas buscas por viagens, principalmente as internacionais, agora com reabertura de várias fronteiras. Os Estados Unidos é um dos países mais procurados pelos brasileiros, seja pelos parques temáticos em Orlando, pela calçada da fama em Hollywood, pelas compras e praias em Miami ou pela Estátua da Liberdade em Nova Iorque.
A ligação entre os países sempre foi intensa, com voos diretos partindo de diversas cidades brasileiras e pousando em outras várias norte-americanas e por isso separamos aqui quais são os trajetos que estão ativos agora nos meses de maio e junho de 2022 e o que esperar dos próximos meses.
Brasília – BSB
Começamos com a capital do Brasil, Brasília. A cidade simétrica e projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer voltou a receber voos diretos para os EUA recentemente operados pela GOL. São atualmente três frequências semanais para Orlando e outras quatro para Miami, ambas as cidades localizadas na Flórida. Os voos da GOL são operados pelo Boeing 737 MAX 8. Antes da pandemia, a American Airlines voava em BSB com um trecho direto para Miami, mas a companhia ainda não anunciou quando pretende retomar os voos.
Campinas – VCP
A cidade de Campinas é o maior hub da Azul Linhas Aéreas no país e de lá a empresa conta com voos diretos para dois aeroportos norte-americanos: Fort Lauderdale (FLL), próximo a Miami e também para Orlando. Ambos os voos são operados pelos Airbus A330-200 ou A330neo.
O trajeto entre VCP e FLL atualmente conta com 5 frequências semanais, mas a partir de julho é possível encontrar no site da empresa voos diários, inclusive alguns dias com duas opções de horário.
Já o voo para Orlando, possui atualmente quatro frequências e em julho também terá acréscimo, passando a ser diário.
Rio de Janeiro – GIG
A Cidade Maravilhosa, que no passado já foi líder nos voos internacionais, atualmente está tímida com voos para outros países, incluindo os Estados Unidos. O Rio de Janeiro tem ligações com duas cidades americanas, sendo elas Houston e Miami. Os voos partem do Aeroporto Internacional do Galeão.
O trajeto entre o Rio e Miami é operado pela American Airlines diariamente com o Boeing 787-8 configurado para 234 passageiros em três classes. Já os voos para Houston são realizados pelos Boeing 767-300W da United Airlines também com frequências diárias.
Não há previsão de aumento de voos na capital carioca, nem na retomada dos voos da Delta Airlines, que anteriormente voava direto do Rio para Atlanta e sazonalmente para Nova Iorque.
São Paulo – Guarulhos (GRU)
O maior e mais movimentado aeroporto do país é o que também conta com mais ligações diretas para os Estados Unidos. São em média 11 voos diários para oito cidades!
A American Airlines sempre teve presença forte em GRU e atualmente conta com dois voos diários para Miami (772 e 77W), um para Nova Iorque (772) e um para Dallas (789).
A Delta tem três ligações semanais para Nova Iorque (JFK) com o Boeing 767-300 ou o -400 e um voo diário para Atlanta, operado pelo A330-300.
A LATAM Brasil/Chile atualmente conta com um voo diário para Miami e Nova Iorque (JFK) e três frequências semanais para Orlando.
Por fim, a United também concorre com as três na rota para Nova Iorque, mas pousando no Aeroporto de Newark (EWR), que fica na região metropolitana de NY. Esse voo é diário e operado pelos Boeing 772 e 77W. A companhia também voa diariamente de GRU para Houston e Chicago.
Para a alta temporada, a LATAM irá acrescentar mais sete frequências semanais entre GRU e Miami a partir do dia 1º de julho. As demais empresas não devem ter mudanças na quantidade de frequências e nem novos destinos até o mês de julho.
Outras cidades
Antes da pandemia do Covid-19, as ligações entre o Brasil e os Estados Unidos eram ainda mais fortes. A cidade de Manaus contava com voos da LATAM e American Airlines para Miami. A American chegou a retomar os voos no ano passado, mas em julho/21 suspendeu a ligação com a capital amazonense.
A Azul Linhas Aéreas possuía voos de Belém para Fort Lauderdale, Belo Horizonte – Orlando e Recife para Fort Lauderdale e Orlando. A companhia não divulgou se irá retomar essas ligações citadas.
Fortaleza (FOR) contava com voos diários da GOL para Miami e Orlando. Os voos entre FOR e MIA da GOL foram confirmados para o dia 31/10/2022, já os para Orlando continuam sem previsão.
A LATAM por sua vez voava de Salvador, Recife, Fortaleza e Belém para Miami, além de Manaus como já mencionado. A empresa divulgou que retomará os voos entre Fortaleza e Miami a partir do dia 03/08/2022. Sobre as demais cidades, a LATAM não comentou se tem planos de retomar essas ligações.
A Eastern Airlines havia anunciado em 2020 que iria começar voos diretos de Belo Horizonte para Boston, Nova Iorque e Miami, mas por conta das instabilidades causadas pela pandemia, foi adiando o início dos voos que agora tem previsão para acontecer em outubro de 2022.
E aí, você vai viajar para os Estados Unidos nos próximos meses? Qual o seu destino?
Matéria realizada dia 24/05/2022 – Fotos via GCMaps