siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Aqui no ONTIME já vimos quais são os cinco aeroportos mais e menos movimentados entre as capitais brasileiras e agora vamos ver quais são os seis com maior movimento na região Nordeste do Brasil, considerando voos regulares de carga e passageiros. Os dados da matéria são baseados em pesquisas no FlightRadar24 e também no Siros da ANAC, confira:
6 – Aeroporto Internacional de Porto Seguro (BPS)
Em sexto lugar temos o Aeroporto Internacional de Porto Seguro, que atende não só a cidade, mas também pequenos vilarejos que são muito procurados pelos turistas como: Trancoso, Arraial D’Ajuda, Caraíva e outros. É uma região bastante turística do nosso país, repleta de belas praias como a do Taipe, Praia dos Coqueiros ou também a famosa Praia do Espelho.
Para o mês de junho, de acordo com o Siros, foram programadas 491 partidas do Aeroporto Intl. de Porto Seguro. Atualmente, BPS atende uma média de 14 destinos, incluindo Belo Horizonte (CNF), Salvador, Ribeirão Preto, São Paulo (GRU e CGH), entre outros. No próximo mês, este número deve aumentar por conta dos voos extras de alta temporada e ligações diretas para Uberaba, Montes Claros, Joinville, Cascavel , além de outras cidades, devem ser iniciadas. E não vai ser só o número de destinos que aumentará durante a alta temporada, segundo o Siros, existem 852 voos partindo de Porto Seguro previstos para o mês de julho, praticamente o dobro da oferta agora do mês de junho. Com isso, no mês seguinte, BPS provavelmente subirá posições nessa lista.
5 – Aeroporto Internacional de Natal (NAT)
O Aeroporto Internacional de Natal ocupa o quinto lugar do ranking, com 617 partidas programadas agora para o mês de junho, segundo o Siros. Em julho este número pula para 837 partidas previstas, devido à adição de frequências extras atendendo a demanda da alta temporada.
Atualmente, o aeroporto de NAT possui operações das empresas Azul, GOL, LATAM e TAP Portugal, que conta com voos sem escalas para Lisboa. Cidades como Rio de Janeiro, Recife, São José do Rio Preto, Brasília e Campinas estão entre as 16 atendidas com ligações diretas de/para Natal.
4 – Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares – Maceió (MCZ)
O nosso quarto colocado segue a linha dos anteriores e também a dos próximos três aeroportos, atendendo não só a cidade em que está localizado, bem como praias das redondezas que estão nos holofotes do turismo brasileiro. De MCZ é possível voar atualmente para 16 outros aeroportos, como São Paulo (CGH e GRU), Rio de Janeiro (GIG e SDU), Porto Alegre, Presidente Prudente, Cuiabá e outros.
Em junho, segundo o Siros, foram programadas somente três partidas a mais do que Natal, totalizando 620. Já em julho, o Aeroporto de Maceió tem 847 partidas previstas, um acréscimo de voos considerável assim como os demais aeroportos para suprir a alta demanda.
3 – Aeroporto Internacional Pinto Martins – Fortaleza (FOR)
Em terceiro lugar temos o Aeroporto Intl. Pinto Martins, localizado na capital cearense. A rota mais movimentada partindo de Fortaleza é para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, com uma média de 63 partidas semanais, operadas pela LATAM e GOL.
A cidade também conta com voos das companhias Azul Linhas Aéreas, VOEPASS, TAP e Air France. De acordo com o Siros, para junho foram programadas 1454 partidas, sendo 44 delas internacionais. Em junho o número de voos em FOR também vai aumentar, chegando a 1871 partidas previstas.
2 – Aeroporto Internacional Eduardo Magalhães – Salvador (SSA)
O aeroporto internacional da capital baiana figura a segunda posição do ranking com uma média de 500 decolagens semanais. Em junho, de acordo com o Siros, SSA teve 2055 partidas programadas, sendo que 101 são operações cargueiras, a maioria delas realizadas pela Sideral Linhas Aéreas.
Em linhas comerciais de passageiros, Salvador conta atualmente com uma rede de 23 cidades no Brasil atendidas pelas companhias Azul, GOL, LATAM, VOEPASS e também da Abaeté, que opera voos com o Cessna Caravan para Morro de São Paulo e Barra Grande – BA. Falando de trajetos internacionais (de passageiros), temos operações da TAP para Lisboa com o A330neo e da Aerolineas Argentinas para Buenos Aires com o Boeing 737-800 ou o Boeing 737 MAX 8.
1 – Aeroporto Internacional dos Guararapes – Recife (REC)
O Aeroporto dos Guararapes, no Recife, ficou em #4 lugar na lista dos mais movimentados entre as capitais brasileiras e agora se posiciona em #1 entre os com maior movimento na região Nordeste. Para os próximos sete dias foram programados 717 voos partindo do Recife e o total do mês de junho está na casa dos 3 mil voos (considerando partidas). Em julho, serão quase 400 voos a mais partindo de REC do que neste mês, totalizando 3.398 decolagens previstas.
O trajeto com maior volume de operações partindo de REC é para Guarulhos, com 90 frequências semanais e a cidade, que é o principal Hub da Azul Linhas Aéreas no Nordeste, conta com ligações diretas para outros 34 destinos, dois deles internacionais: Lisboa com a TAP e Frankfurt operado pela Lufthansa Cargo. As empresas GOL e LATAM também operam voos na cidade, além da divisão ultra regional da Azul, a Azul Conecta que liga a capital pernambucana com Serra Talhada, Caruaru e Patos utilizando seus Cessna Caravan.
Você já conheceu algum desses aeroportos? Conte para nós nos comentários: